Cotidiano

O que é ‘Baleia Azul’

Jogo “Baleia Azul” propõe 50 desafios sendo o último o suicídio.

(Foto: Arnaldo Sobrinho/PMPB/Reprodução/Whatsapp)

Um jogo perigoso tem dominando o mundo nos últimos dias, a prática tem sido apontada como motivo de morte de diversos jovens em muitos países em todo o mundo. No Brasil, casos já são investigados, no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

Mas afinal o que o é “Baleia Azul”?

O jogo da Baleia Azul propõe 50 desafios, tendo como etapa final o suicídio, entre os desafios estão à automutilação desenhando baleias no corpo, assistir filmes de terror e ficar doente. Os jovens vão trocando mensagens em um grupo em redes sociais e os curadores ficam responsáveis por propor desafios.

O que tem sido considerado jogo para alguns, é motivo de preocupação para outros, o que é chamado de jogo, começou em 2015 com uma notícia falsa na internet, sendo divulgado por um veículo estatal da Rússia: “Era um ‘fake news’, mas existe um efeito que, sendo verdadeira ou não, a notícia gera um contágio, principalmente entre os jovens. O jogo não existia, mas com a grande repercussão da notícia, pode ter passado a existir.”

A psicóloga e doutora Elizabeth dos Reis Sanada, alerta para que os pais fiquem atentos aos sinais das crianças e adolescentes envolvidos com o “Baleia Azul”, “Isolamento, mudança no apetite, o fato da criança ou adolescente passar muito tempo fechado no quarto ou usar roupas para se esquivar de mostrar o corpo, são pistas de que sofre algo que não consegue falar”. Alerta ela.

Como a internet está ao alcance de todos é importante que os pais fiquem atentos à rotina dos filhos, conheçam os amigos e mantenham dialogo aberto: “Que ele não ceda às ameaças de quem já está em contato com o jogo e entenda que quem está à frente deles são manipuladores”, diz Elizabeth, docente no Instituto Singularidades em entrevista ao G1.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar