Geral

Uso de calça skinny pode danificar fibras musculares nas pernas e pés, diz estudo

CALCA SKYNIUm estudo publicado esta semana no site do “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry” revelou que passar muito tempo agachado vestido com calça skinny pode provocar danos às fibras musculares e nervosas nas pernas, impedindo até que o paciente possa se locomover. No artigo, os médicos fazem o estudo de caso de uma mulher de 35 anos que chegou ao hospital com uma fraqueza extrema em ambos os tornozelos.

Ela havia passado o dia anterior ajudando na mudança de um parente, e ficou muitas horas agachada enquanto esvaziava armários. A mulher lembrou que estava vestindo jeans skinny e que, com o passar do dia, teve a sensação de que as calças ficavam cada vez mais apertadas e desconfortáveis. Tempos depois, na mesma noite, a moça sentiu dormência nos pés e encontrou dificuldades para andar, o que a levou a tropeçar e cair.

Quando chegou ao hospital, suas panturrilhas estavam tão inchadas que os médicos tiveram que cortar suas calças para “libertá-la” delas. A mulher já não conseguia movimentar seus tornozelos e não sentia mais suas pernas e pés. A investigação do caso mostrou que fibras nervosas e musculares nas pernas da paciente tinham sido prejudicadas por causa da compressão prolongada sofrida durante o agachamento.

Os jeans apertados deixaram a compressão ainda mais grave, de acordo com os especialistas. Os jeans provocaram o surgimento da síndrome compartimental, uma diminuição do suprimento de sangue para os músculos da perna, causando um inchaço nos músculos e uma compressão dos nervos adjacentes. A paciente teve que ser submetida a uma terapia de gotejamento intravenoso e, após quatro dias internada, pode andar sem ajuda novamente e recebeu alta do hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo