Cotidiano

PT e PSB decidem pedir ao TSE ampliação de prazo para formar federação

As direções do PT e do PSB reuniram-se pela primeira vez em 2022 e decidiram encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de ampliação de prazo para que possam fechar uma eventual federação partidária.

Segundo informações do Jornal Folha de São Paulo, a corte definiu que os partidos devem apresentar até 1º de março solicitações para formarem as federações e esse prazo é considerado curto pelas siglas, que, de acordo com a publicação, ainda precisam resolver pendências sobre candidaturas em alguns estados.

A federação obrigada os partidos que se federarem a atuar de forma conjunta por quatro anos, tanto em nível nacional, como estadual e municipal, sob pena de sofrerem punições. Para fechar a federação, o PSB quer que o PT apoie seus candidatos em ao menos cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Acre.

De acordo com a lei aprovada pelo Legislativo, as federações poderiam ser solicitadas ao TSE até cerca de dois meses antes das eleições, que são realizadas em outubro. A decisão de pedir ampliação do prazo ocorreu após encontro entre Gleisi, Siqueira, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o governador Paulo Câmara (PSB-PE) e o ex-governador paulista Márcio França (PSB-SP).

Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo