NEWS

OMS decreta fim de emergência da covid-19

A Organização Mundial de Saúde – OMS, declarou nesta sexta-feira (5), o fim da emergência causada pela covid-19. A entidade entende que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. A crise foi declarada oficialmente encerrada.

A OMS diz que o status de pandemia nunca será retirado, pois não existe na agência uma declaração oficial de fim de pandemia, o ato acontece exatamente como em outras crises, a exemplo de AIDS.

A emergência em saúde perdurou por longos três anos, durante esse tempo, milhões de pessoas foram a óbito em decorrência da doença, milhares de famílias foram destruídas, os prejuízos econômicos são incalculáveis, a pandemia de covid-19 foi a pior nos últimos 100 anos.

“Mas a ameaça não. A batalha não acabou. Provavelmente não haverá um ponto em que a OMS anunciará o fim da pandemia”, disse. “O vírus continua a contaminar. Levou anos para que a pandemia de 1918 terminasse”, afirmou. “Na verdade, a história mostra que uma pandemia só termina quando outra aparece”, Disse, Michael Ryan, diretor-executivo da OMS.

A decisão de encerrar a emergência foi apoiada por 95% dos membros da entidade máxima em saúde.

O OMS esperava rebaixar o status em 2 anos, mas a crise perdurou por mais tempo, principalmente devido ao surgimento de novas variantes.

Fica também o entendimento de que o vírus nunca desaparecerá. Tedros Ghebreyesus deixou claro que dependo do comportamento da doença em tempos futuros pode ser necessário restabelecer o status de emergência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios