Irmão de prefeita divulga pesquisa falsa e é multado em mais de R$ 53 mil
Na cidade de Monte Santo, a Justiça Eleitoral aplicou uma multa de R$ 53,2 mil ao líder do Republicanos local, Zaqueu Matos, devido à divulgação de uma pesquisa fraudulenta e não registrada. Zaqueu, que é irmão da atual prefeita Silvania Matos (PSB) e pré-candidata à reeleição, foi punido pela determinação do juiz Lucas Carvalho Sampaio, responsável pela 50ª Zona Eleitoral.
O juiz também determinou uma penalidade financeira idêntica a Márcio Quintino Silva, que exerce função de confiança como assessor do município.
Compartilhada por Zaqueu em suas redes sociais, a pesquisa falsa mostrava Silvania Matos como a candidata mais bem posicionada na disputa eleitoral. No entanto, ao somar os percentuais dos pré-candidatos listados, percebe-se que a porcentagem total ultrapassa em três pontos a marca de 100%.
O suposto levantamento de dados não mencionava a instituição responsável nem havia sido oficialmente registrado na Justiça Eleitoral. De acordo com o comitê local do PP, a intenção era influenciar os eleitores da cidade com a divulgação de informações falsas.
O juiz ressaltou que ocorreu uma completa adequação de suas ações ao crime eleitoral”, ressaltou o juiz.
Através de uma queixa apresentada por um grupo temporário, a agremiação avançada solicitou também a penalização da governante, mas a solicitação foi rejeitada pelo magistrado responsável pelo caso. Ele concluiu que, apesar de ter sido favorecido pela pesquisa, Silvania Matos não teve envolvimento na sua divulgação.
O Partido Progressista em Monte Santo está apoiando a possível candidatura da vice-prefeita Itácia Andrade (MDB), juntamente com o PDT. Itácia, que rompeu com Silvania, conseguiu unir as forças da oposição na cidade, incluindo o ex-prefeito Everaldo Joel (Avante).