NEWS

Em coletiva, secretária de saúde de Ubaíra esclarece que hospital não é gerido pela prefeitura, veja vídeo

Jamile fez balanço de serviços ofertados pela secretaria de saúde.

A secretária de saúde de Ubaíra, promoveu uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (14), para apresentar um balanço dos serviços ofertados na área. Jamile Souza começou informando dos atendimentos ambulatoriais na atenção básica e listou especialidades como cardiologista, neurologista, urologista, ortopedista, oftalmologista, pediatra, psiquiatra, exames de ultrassom, eletroencefalograma eletrocardiograma, neuropediatra, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo.

Ela informou também sobre os agendamentos de atendimentos médicos, e da equidade entre zona urbana e rural. Jamile falou sobre o SESC que ofertou atendimento especializado para a mulher no ano passado e tratamentos dentários especializados disponíveis neste ano.

  • Então a gente tem uma cobertura da atenção primária de 80%. A gente tem cinco unidades da família e unidade básica, todos com serviço odontológico funcionando. E a gente também vem falar sobre um projeto muito importante

O transporte de referência para o tratamento fora do domicílio, a exemplo de câncer e diálise, bem como a realização de exames foram citados. Nos últimos dois anos as cirurgias eletivas ficaram paralisadas devido a pandemia de novo coronavírus, porém, segundo a secretária, nos últimos três meses, o estado tem atendido a essa demanda reprimida

Na coletiva, Sousa citou o financiamento tripartite da saúde, mas, cobrou maiores investimentos no âmbito federal, “O município tem assumindo um papel que as vezes é do governo federal e do governo estadual.” Ela finalizou lembrando que a prefeitura investiu em 2022, 18% na área, ela também agredeceu os deputados apoiados pelo prefeito Lúcio Monteiro e disse que o federal tem ajudado a custear os serviços com a colocação de emendas.

Por fim a situação do hospital foi questionada pelo Mídia Bahia, a unidade é gerida pela Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Ubaíra, uma entidade filantrópica, ela disse que secretaria de saúde ajuda o hospital no possível, mas deixou claro que prefeitura não é responsável pela gestão da unidade hospitalar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios