Bahia

Bahia deve ter pouca chuva em dezembro

Pais vai enfrentar a 5ª onda de calor com temperaturas acima de 40º

A forte estiagem que assola o estado da Bahia, deve prosseguir durante todo o mês de dezembro. Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), projetou o cenário para o restante do mês.

Conforme o Boletim Informativo Meteorológico, no período entre 11 e 18 de dezembro, a Bahia e os estados do Nordeste, devem enfrentar tempo seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. O oeste baiano deve ter chuva isolada, com volumes abaixo de 50mm.

A faixa litorânea, da divisa com o Espírito Santo, até Sergipe, os volumes de chuva não devem chegar aos 10mm.

Previsão do tempo para a segunda metade de dezembro

chuva segunda semana de dezembro
Previsão de chuva isolada na segunda semana de dezembro. Foto: INMET

O boletim indica que entre 19 e 27 de dezembro, o tempo não muda muito no interior da Bahia, porém pode haver pancadas de chuva em algumas áreas.

Na maior parte do estado, os termômetros devem ficar acima dos 36º, oeste, extremo-oeste, norte e sudoeste podem registrar temperaturas acima dos 40º.

MetSul alerta para nova onda de calor

Nova onda de calor
Brasil vai ter nova onda de calor. Foto: Metsul

Dados divulgados pelo MetSul, indicam que o centro-sul do Brasil vai enfrentar mais uma onda de calor, (quando as temperaturas ficam elevadas, na casa dos 40º por um período de cinco dias), nos últimos três episódios, a Bahia foi incluída na área afetada, não deve ser diferente em dezembro.

Satélite mostra seca em Guanambi

Seca na Bahia, região de Guanambi
Satélite evidência a seca na Bahia – Foto: Sentinel-2 

Nesta segunda-feira, a Agência Sertão, teve acesso a imagens de satélite, registradas na quinta-feira (7), e mostram o contraste de 2022 com 2023, na área do município de Guanambi, cidade do sudoeste baiano. Nos últimos anos, o período chuvoso já havia sido iniciado, o ciclo de chuva foi influenciado pela mudança do La Niña para El Niño. (Leia mais aqui).

El Niño deve seguir influenciando o clima até primeiro trimestre de 2024

Os meteorologistas acreditam que o fenômeno El Niño deve influenciar o clima pelo menos até março de 2024, tais projeções também são do MetSul. A tendência é que em janeiro inicie o processo de enfraquecimento, mas até o outono o ciclo de chuva não será normalizado no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios