Educação

Xadrez melhora diversas habilidades cognitivas

As áreas do cérebro responsáveis pela formação de pensamentos complexos e da memória são, respectivamente, o hipocampo e o córtex pré-frontal e essas partes são duas das mais beneficiadas quando se pratica jogos de tabuleiro como o xadrez.

Isso ocorre porque o xadrez requer que seus jogadores passem muito tempo contemplando suas opções e considerem cada uma das diversas estratégias e movimentos possíveis.

Como os enxadristas gastam uma quantia considerável de tempo antecipando as respostas de seus oponentes e tentando prever todas as eventualidades, esse hábito rapidamente é transferido para outras áreas da vida, seja relacionada a negócios ou à rotina cotidiana.

Existem várias pesquisas que poderiam ser mencionadas, mas uma que foi conduzida pelos cientistas comportamentais da Trust Source pode ser considerada uma das mais significativas. Nela, os cientistas separam dois grupos, um que jogava xadrez de forma regular e outro que não jogava xadrez, para um teste que necessitava de muito planejamento cognitivo para ser completado.

Os resultados indicaram que o grupo que jogava xadrez de forma habitual demonstrou habilidades de planejamento significativamente melhores do que o grupo que não jogava. Além disso, as pessoas no grupo de xadrez gastaram uma parcela muito maior do tempo disponível considerando quais as melhores decisões para cada situação, o que resultou no desempenho aprimorado.

Outro estudo, realizado em 1992 em Nova Brunswick, no Canadá, também pode ser considerado emblemático dos diversos benefícios do xadrez para o funcionamento do cérebro. Ele avaliou o desempenho acadêmico de mais de 450 estudantes e demonstrou que os que jogavam xadrez contavam com notas significativamente mais altas do que os que não jogavam.

Considerando que o xadrez já fez parte até mesmo de uma música da Anitta, que a modalidade está cada vez mais em evidência e que disputar partidas online em sites como Chess.com é tão fácil quanto criar uma conta no site, nunca houve uma época melhor para começar a colher os benefícios desse esporte mental.

Roleta proporciona aumentos na concentração

Outro jogo tradicional que pode proporcionar diversos benefícios cognitivos para os seus praticantes é a roleta, que assim como o xadrez também é possível jogar online.

Quando jogada por meio de uma estratégia matemática sólida, a roleta melhora a concentração, as habilidades numéricas e a tomada de decisão. Além disso, a natureza acelerada desse jogo força o entusiasta a pensar rapidamente e a lidar com diversas variáveis ao mesmo tempo, já que as suas estratégias devem ser reavaliadas de forma ligeira e consistente a cada giro para fornecer as melhores chances possíveis de vitória.

Outro benefício da roleta, que a coloca em uma posição de destaque em relação a jogos mais longos ou com fim definido, é o fato de que o feedback mencionado acima em relação à performance do jogador ocorre de maneira automática a cada jogada.

Se a estratégia estiver funcionando, o jogador irá vencer a rodada. Se ela não estiver, ele perderá. Dessa forma a roleta ajuda a aprimorar de forma significativa a tomada de decisão e a agilidade na hora da necessária “correção de curso” – tanto nessa quanto em outras atividades.

A capacidade de mudar de estratégia rapidamente quando algo não está funcionando é um dos princípios mais importantes tanto na vida quanto nos negócios e a roleta proporciona uma excelente forma de treinar isso em um ambiente seguro e divertido.

pexels photo 6599582 1

Go também oferece várias vantagens

Além do xadrez e da roleta, outro jogo recomendado para qualquer pessoa que queira desenvolver suas habilidades mentais e capacidade cognitiva é o clássico Go – o jogo mais antigo do mundo que ainda é praticado em sua forma original.

Jogar Go é uma das únicas formas de se conectar de forma direta com um passado de mais de 2,5 mil anos da humanidade. Se essa intensa conexão cultural não fosse o bastante para começar, o Go ainda proporciona inúmeros benefícios mentais.

Um dos jogos mais complexos de todos, o Go conta com mais possibilidades que o número de partículas subatômicas do universo conhecido e é possível fazer todo tipo de movimento a qualquer jogada. Isso faz com que seja necessário planejar bem todos os movimentos antes de agir.

Toda essa complexidade e necessidade de planejamento fazem com que esse jogo ative muitas das mesmas áreas cerebrais do xadrez. Além disso, praticantes ocidentais do jogo também ativam de forma significativa áreas associadas ao processamento da linguagem, já que conceitos básicos do esporte e diversas jogadas utilizam termos em japonês.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios