Saúde

Virilha escura em mulheres como cuidar

Ela fica escondida, coberta, e quase ninguém se lembra de falar dela. Mas hoje ela é o assunto: a virilha. Localizada em uma região de pele fina e delicada, a virilha está sujeita a algumas condições que podem causar seu escurecimento. Quem mais se incomoda com isso são as mulheres.
As causas do escurecimento
O escurecimento da virilha pode ter motivos diversos:
– Micose de pele: por estar sempre coberta com roupas, e por ser área de dobra, a virilha enfrenta calor e umidade. Essas são condições ideais para as micoses de pele, infecções causadas por fungos.
– Atrito: a virilha vive sob atrito constante, justamente por ser área de dobra. Ela sofre atrito de pele com pele, principalmente em quem está com sobrepeso, ou de pele com roupa, em quem usa roupas justas e de tecido sintético.
– Depilação: em algumas pessoas, a depilação causa pelos encravados, que inflamam. E a inflamação constante da pele resulta em escurecimento. Depilação com cera também pode causar inflamação e escurecimento. E em pessoas alérgicas a metal, raspar os pelos com lâmina favorece o escurecimento.
Como evitar
Existem pessoas predispostas ao escurecimento da virilha. Mas alguns cuidados ajudam a evitar o problema, além de trazer um maior bem estar.
– Peso: para quem está acima do peso, emagrecer diminui o atrito da pele da virilha. Também ajuda a aliviar o calor e o suor nessa área. Além de beneficiar a saúde em geral.
– Roupas: devem ser arejadas, para permitir a ventilação da pele e a evaporação do suor. Para isso, escolha tecidos naturais, inclusive para as roupas íntimas. Evite elásticos que apertem ou provoquem mais atrito na virilha. E ao optar por saia ou mesmo calça que não seja justa, você elimina muitos atritos.
– Depilação: quando a depilação é a responsável pelo escurecimento da área, discuta com o dermatologista outras alternativas para eliminar os pelos indesejados. Pessoas com tendência a pelos encravados apenas resolvem a questão com depilação a laser.
Tratamento
Se você perceber que a região da virilha está sensível e irritada, use cremes calmantes ou talcos secativos, que podem ser receitados por dermatologista. Jamais exponha a pele ao sol enquanto ela estiver irritada, para não aumentar o risco de desenvolver manchas.
O tratamento das manchas é feito com cremes despigmentantes de uso domiciliar, como os à base de ácido glicólico, kójico ou hidroquinona.
Por Lucia Mandel (Veja)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo