Saúde

Vacina contra o câncer de pâncreas tem resultados promissores

Empresa alemã BioNTech e norte-americana Genentech desenvolvem vacina contra o câncer de pâncreas utilizando a tecnologia de mRNA.

Uma vacina contra o câncer de pâncreas testada pela BioNTec teve resultados promissores, a informação foi publicada pela revista “Nature”. O estudo envolveu 16 pessoas na primeira fase.

“Esses dados são extremamente promissores e fornecerão a estrutura para um novo ensaio clínico planejado”, afirmou a revista

O tratamento busca aumentar a resposta imune do paciente aos tumores, uma espécie de imunoterapia.

A vacina busca evitar que o câncer de pâncreas volte, cresça ou se espalhe, ela utiliza RNA mensageiro, (mRNA), mesma tecnologia usada na vacina contra a covid-19 da Pfizer.

A norte-americana Genentech, também integra a equipe que desenvolve o imunizante.

O tratamento aumenta as defesas naturais do corpo contra as células cancerígenas. Isso é feito através de proteínas, produzidas no corpo ou em laboratório, que treinam o sistema imunológico do paciente a identificar e destruir células causadoras da doença.

Vacina contra o câncer de pâncreas

Na faze 1, metade dos imunizados desenvolveram a células T, “reconhecer células cancerígenas e impedi-las de reaparecer“, disse a revista.

Nos cirurgiados vacinadas, com respostas imunológica presente, após 18 meses não houve retorno da doença, enquanto os que não apresentaram resposta, tiveram recorrência após 13, 4 meses.

Vacina contra o câncer de pâncreas

Fases II E III dos testes da vacina contra o câncer de pâncreas.

Apesar dos resultados serem bons, até que o imunizante esteja disponível existe um longo caminho a ser percorrido. Os próximos passos é desenvolver as fases 2 e 3 de testes.

O câncer de pâncreas é considerado traiçoeiro e de alta letalidade, na grande maioria dos casos a descoberta ocorre quando a doença já está em fase avançada, sendo difícil o tratamento ter os resultados esperados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios