Ubaíra

Ubaíra: Para vereador eleito, municípios do Vale, precisam melhorar arrecadação fiscal

Eliomar foi reeleito ao segundo mandato e atualmente concorre ao cargo de presidente da câmara municipal.

vereador eliomar de ubairaO Mídia Bahia entrevistou o Professor Eliomar vereador reeleito no município de Ubaíra. Questionado sobre o novo quadro político formado no Vale do Jiquiriçá após o pleito eleitoral o vereador é enfático em afirmar que os municípios da região não arrecadam bem e precisam ser eficientes neste segmento.
Vereador qual sua concepção política do Vale Do Jiquiriçá após este novo quadro político estabelecido após as eleições municipais?
Vereador: O Vale quis inovação, preferiu as novas ideias, as novas concepções políticas, isso nos aponta para um futuro mais progressista onde possamos construir em nossa região municípios mais fortes como já acontece em outras regiões da Bahia.
Qual será um grande desafio para estes novos gestores?
Vereador: São vários, dentre eles podemos citar a geração de emprego e distribuição de renda, más gostaria aqui de dá dicas aos novos prefeitos, para que estes possam melhorar a arrecadação fiscal de nossos municípios. Aqui esta um problema camuflado, 70% de nossos tributos estão concentrados nos cofres da união, os Estados ficam com 25% e apenas 5% da arrecadação são destinados aos municípios o que obriga os gestores municipais a serem mais eficientes neste segmento.
Vereador existe alguma tendência em melhorar esta distribuição?
 
Vereador: Existe sim, mas é muito complexo. Existem vários movimentos nesta direção em busca de melhor distribuição do bolo tributário já que os maiores problemas do contribuinte se concentram nos municípios assim como a própria produção de bens que gera a receita tributária.
Qual a sua sugestão para os prefeitos?
 
Vereador: fazer bem o seu dever de casa. Após a constituição de 1988 este dever não vem sendo cumprido. Os municípios não estão arrecadando bem suas receitas que mais que direito é uma obrigação. Os municípios devem estruturar a sua Administração Tributária Municipal, setor que deve ser responsável pelo lançamento, cobrança, arrecadação e inscrição da dívida ativa para a competente execução fiscal – também obrigação legal de cada ente federado – dos inadimplentes.
 
É possível os novos prefeitos do Vale do Jiquiriçá melhorar a arrecadação tributária mantendo as mesmas estruturas funcionais sem que isso implique em aumento de pessoal?
 
Vereador: cada caso é um caso. Antes de responder esta pergunta gostaria de salientar que é comum os munícipes se preocuparem com a secretaria de saúde, de educação, de ação social, menos com a administração financeira, já observou isso? Pois bem, considero esta pasta ser de grande relevância, secretário neste setor dever ser firme, antenado! Ser o coração forte pulsando na gestão. As Prefeituras devem estar atentas na melhoria das receitas próprias e na obrigação de arrecadar, investindo e fortalecendo os setores de arrecadação ou de tributos. É possível arrecadar com eficácia com um pessoal bem treinado e bem informado, com equipamentos de informática e soluções em sistemas que agilizem e organizem eletronicamente os cadastros e as cobranças, e ainda promova a gestão dos créditos e da dívida ativa dentre outras medidas.
Finalizando Eliomar desejou boa sorte aos eleitos. “Desde já através deste canal de comunicação desejar boa sorte as prefeitos eleitos em especial ao meu prefeito aqui de Ubaíra e dizer a todos que aprimorem neste segmento melhorando nossa arrecadação para que tenhamos melhores condições de oferecer serviços públicos de qualidade”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios