Geral

Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta banhistas em SC

Tsunami Meteorológico atingiu Praia do Cardoso, em Santa Catarina

Santa Catarina registrou um tsunami meteorológico neste sábado (11), a água do mar, invadiu as ruas, arrastou carros e assuntou banhistas. O fenômeno foi registrado na Praia do Cardoso, em Laguna, litoral sul do estado.

De acordo com a Defesa Civil estadual, Tsunami meteorológico no estado é incomum e de difícil previsão. Não há relato de feridos, a informação foi repassadas pelo Corpo de Bombeiros.

A mudança do tempo ocorreu por volta das 16h, quando a maré subiu rapidamente. Conforme a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil – CMAD, o tsunami meteorológico geralmente ocorre devido a formação de sistema meteorológico, como linhas de instabilidade. (Saiba mais sobre o fenômeno).

Em nota a CEMAD esclarece as linhas de instabilidade.

“As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia”.

Tsunami Meteorológico não é maremoto

O tisunami meteorológico nada tem a ver com o tsunami provocado por movimentação de placas tectônicas, que geram terremotos no mar ocasionando maremotos com alto poder de destruição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios