Entretenimento

Travessia evidencia ao país Tambor de Crioula, cultura do Maranhão

O Tambor de Crioula do Maranhão tem sido abordado constantemente pela novela Travessia, na Globo. A manifestação cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.

O tambor é batido especialmente a São Benedito. A manifestação afrobrasileira é muito presente no estado, a cultura tem sido evidenciada ao país através da novela, principalmente pela personagem Brisa (Lucy Alves), e também por Núbia (Drica Moraes), Prof. Dante (Marcos Caruso), Creusa (Luci Pereira) e outros, que mesmo no Rio de Janeiro não renegam suas origens.

O Tambor de Crioula envolve dança circular feminina, canto e percussão de tambores, os eventos contam com a presença de coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite. Diz material pruduzido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional .

A realização da manifestação não tem espoca pré-definida, mas ocorre em maior frequência durante o carnaval e Bumba-meu-boi.

Como é feito o tambor?

Os tambores são feitos de forma artesanal com madeira e pele animal (couro), material que é esticado e afinado ao fogo até que o timbre esteja perfeito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios