Cotidiano

TIM ativa 4G em 19 cidades baianas no mês de setembro

Dezesseis delas através da nova frequência de 700 MHZ.

Em continuidade ao plano de expansão da tecnologia 4G em todo o país, a TIM ativou este mês sua rede de quarta geração em mais dezenove cidades baianas atingindo um total de 79 cidades cobertas em várias regiões do estado. A maioria das localidades foram contempladas com o novo serviço através da nova frequência de 700MHz, que permite um maior alcance do sinal como também o aumento da velocidade de navegação, proporcionando melhoria na experiência de uso da internet móvel dos assinantes. São elas: Andorinha, Antônio Gonçalves, Araci, Brumado, Camacan, Cansanção, Conceição do Coité, Conde, Monte Santo, Mortugaba, Santa Cruz Cabralia, Santaluz, Senhor do Bonfim, Ubatã, Valente e Vera Cruz.


A expectativa é chegar até o final do ano com mais de 200 cidades cobertas com sinal 4G da TIM em todo o Estado sendo mais de 140 com a frequência de 700 MHz. Vale destacar, que a empresa foi a primeira a liberar o uso do 4G na nova faixa em todas as capitais do Nordeste independente do desligamento do sinal analógico de TV em razão do projeto de mitigação realizado junto à Anatel.

“A exploração da faixa de 700 MHz é estratégica para o contínuo incremento da performance da rede de quarta geração e para o processo de digitalização do país. Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil”, afirma Ageu Diniz, Gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste.


Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura do 700 MHz pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes indoor. “Em Salvador, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor para mais de 96% de abrangência. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja”, complementa Ageu.


Devido ao trabalho prévio de preparação de todos os seus equipamentos para receber a novidade, a TIM saiu na frente e ativou a nova frequência logo após a liberação da agência reguladora reafirmando seu compromisso em disponibilizar mais qualidade para seus clientes. Os resultados já podem ser mensurados: em Salvador houve um crescimento de 70% do tráfego 4G em um mês, superando o trafego de dados cursado na tecnologia 3G.


Convém ressaltar ainda que todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na nova frequência. As ofertas de dados da operadora se mantêm igual, sem qualquer reajuste de preços por conta da inovação. A operadora adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014 com um investimento de quase R$ 3 bilhões nessa aquisição.

 

Sobre a TIM

A TIM tem como missão conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira. Tendo como base o Plano de Investimentos, focado, sobretudo, em infraestrutura de rede, e seguindo os pilares de inovação, qualidade e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos, apostando cada vez mais em uma robusta rede de dados combinada com a oferta de serviços digitais inovadores do mercado.


A operadora é líder disparada na cobertura da tecnologia 4G no país. Em 2016, a companhia mais que triplicou o número de cidades conectadas, somando duas vezes mais locais cobertos do que a segunda colocada. A TIM também é líder em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a empresa do setor há mais tempo a fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.


Para mais informações, acesse www.tim.com.brwww.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios