Cotidiano

Temer promete que irá criar ministério para mulheres

MICHELTEMMER E BANCADA FEMININAEm encontro com a bancada feminina da Câmara nesta quinta-feira (19), o presidente interino Michel Temer manifestou intenção de nomear uma mulher para o primeiro escalão do governo na primeira reforma administrativa de uma eventual gestão definitiva à frente do Palácio do Planalto.
Na reunião, ao ouvir queixas da ausência de mulheres na Esplanada, disse que teve pouco tempo para compor a equipe e ressaltou que os partidos da base aliada não ofereceram nomes de mulheres para a Esplanada dos Ministérios.
“Ele [Temer] disse que ficará com este grupo de ministros, mas que o processo está em andamento, e deixou claro que haverá a formação de um novo ministério, um pouco mais à frente, e ele vai trabalhar nesta questão da mulher”, disse a deputada federal Josi Nunes (PMDB-TO), que participou do encontro.
Segundo ela, o peemedebista garantiu que, apesar da ausência de mulheres, não haverá retrocessos ou paralisações em políticas e iniciativas de gênero.
“Não é porque não há um Ministério da Mulher que teremos uma paralisação ou retrocesso”, disse.
Em crítica à presidente afastada Dilma Rousseff, a deputada federal Rosângela Gomes (PRB-RJ) disse que, apesar do governo afastado ter tido uma secretaria específica para o gênero feminino, a petista não tinha diálogo com a bancada feminina, diferentemente do presidente interino.
Ela informou ainda que, no encontro, elas defenderam a nomeação da presidente do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, para a secretaria de política para as mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça.
Nesta quinta-feira (19), em conversa com seguidores nas redes sociais, a presidente afastada Dilma Rousseff disse que as mulheres não querem ser tratadas como um “fetiche decorativo”.
Em dezembro, em carta-desabafo à presidente afastada o peemedebista usou também o termo “decorativo” para definir seu espaço à época no governo federal. Ele disse que passou os primeiros quatro anos da administração petista como um “vice decorativo”.
“Eu acredito que as mulheres não querem ser tratadas como um fetiche decorativo. Ao contrário do que alguns pensam, as mulheres têm apurado senso crítico e, por isso, são muito sensíveis a todas as tentativas de uso indevido da sua condição feminina”, disse a petista.
Leia mais
Mulher é levada ao hospital com tubarão preso ao braço
Neymar é banco na seleção de latino-americanos da Europa
Sintomas e Tratamento da Dengue
Moto roubada em Santo Antônio de Jesus é recuperada em Laje.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios