Geral

Taxa de homicídio na Bahia

A Taxa de homicídio na Bahia é de 6.118 mortes para o ano de 2019, segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. No momento, a Bahia é o estado mais violento do país segundo as estatísticas oficiais divulgadas pelo Atlas.

Além disso, segundo Monitor de Violência do G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP, a Bahia tem o maior registro de mortes violentas nos primeiros 6 meses de 2022. O índice do monitor considera homicídios, latrocínios e lesões graves seguidas de morte. 

Acompanhe. 

Entenda melhor a Taxa de Homicídio na Bahia 

O Atlas da Violência – IPEA indica um total de 6.118 mortes no ano de 2019 no estado da Bahia. Ou seja, é o maior índice de homicídios entre todos os 26 estados da federação e o Distrito Federal. 

Em 2018, o estado também apresentou uma taxa elevada de homicídios, com um total de 6.787 mortes. Por sua vez, o ano mais violento em números de homicídios no estado, desde 1979, é o ano de 2017. Pois, foram registradas 7.487 mortes.

A pesquisa divulgada pelo Atlas contabiliza os óbitos por residência. Além disso, utiliza os códigos CIDs 10: X85-Y09, de agressão, e o Y35, de intervenção legal, para realizar seu levantamento de dados.

A Bahia tem o maior índice de mortes violentas no país

Não é apenas a Taxa de homicídio na Bahia que é elevada. Pois, dados do Monitor da Violência do G1 indicam que esse também é o estado brasileiro com o maior número de mortes violentas.

No total, o estado registrou 2.630 mortes violentas no primeiro semestre de 2022. Ou seja, esse número é uma estatística que reflete a mortalidade por crimes violentos no estado para um período de apenas seis meses.

De acordo com o blog jurídico do advogado Marco Jean, vale lembrar que o Monitor de Violência considera os crimes de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio para compor suas estatísticas.

Nesse contexto, durante o primeiro semestre de 2022, o mês com maior número de mortes foi o mês de março. Pois, registrou um total de 498 mortes violentas, seguido pelo mês de maio com 461 mortes.

A região Nordeste tem o maior índice de homicídios do Brasil

A Bahia não é o único Estado Violento na região Nordeste do Brasil. Pois, essa região tem a maior taxa de homicídios em todo o país, com 18.669 homicídios. 

Portanto, a alta Taxa de Homicídio na Bahia reflete um cenário geral que acontece em todo o nordeste brasileiro. Inclusive, o quarto estado com maior índice de homicídios em 2019 é Pernambuco, com 3.474 mortes. 

Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, na região Sudeste com 3552 homicídios em 2019. E em terceiro lugar fica o Pará, na região norte, com 3.405 mortes.

Concluindo 

Quando comparada aos últimos 10 anos, a Taxa de Homicídio na Bahia tem se mantido na faixa dos 5 mil a 6 mil assassinatos. Ou seja, um número elevado que apresenta pouca variação ano a ano.

Apesar disso, o monitor de violência aponta que o índice de mortes violentas no estado no primeiro semestre de 2022 é 10,26% menor que no primeiro semestre de 2021. Pois, registrou 301 mortes violentas a menos que nesse período.

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Comente!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios