Cidades

Supremo decide pela anulação da nomeação de ministro da Justiça

GILMAR MENDESO Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quarta-feira (9), anular a nomeação do procurador Wellington César Lima e Silva para o Ministério da Justiça. Tal decisão foi feita pela a maioria do colegiado.
Segundo O Globo, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, e os ministros Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Carmen Lúcia decretaram ser inconstitucional que um membro do Ministério Público ocupe um cargo no Poder Executivo, exceto no magistério.
Leia mais
Esposa de marqueteiro do PT negocia delação premiada, diz colunista
Dona Geralda diz que comprou revista de Vampeta Nú
Exercito ficou de prontidão, caso pós-condução de Lula houvesse baderna
O ministro Marco Aurélio Mello votou contra a suspensão da nomeação. Os integrantes do Ministério Público (MP) que estiverem nesta situação terão vinte dias para serem exonerados.
O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, votou a favor da liminar para suspender a nomeação. Ele disse que a Constituição proíbe categoricamente que membros do MP ocupem cargos públicos. Citou ainda que o Supremo já se colocou pela proibição em casos anteriores nos quais foi chamado a analisar o assunto. Para o relator, ao atuar no Executivo, promotor e procurador tornam-se subordinados ao chefe de outro Poder, o que fere a independência do MP.
O artigo 128 diz que é vedado aos membros do MP “exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério”. Em seu voto, o ministro Ricardo Lewandowski, em agosto de 2007, citou a fala do então ministro Mauricio Correa, que afirmou ser “inadmissível” a licença para que membros do MP exerçam cargos de ministro ou secretário de estado.
Noticias ao Minuto
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios