CotidianoTecnologia

Seus dados estão em risco

Empresas tiveram que se adequar ao trabalho remoto e a atenção para a segurança dos dados (documentos oficiais, senhas, arquivos e imagens) merecem o dobro de atenção.

Você já perdeu dados que eram realmente muito importantes? Já viveu um momento de pânico ao não encontrar algum arquivo? Quer sejam imagens de férias em família, um relatório de trabalho ou um documento importante da faculdade, você provavelmente tem dados no disco rígido do seu computador ou celular que são valiosos demais para serem perdidos. “A perda de qualquer quantidade de dados pode comprometer a identidade pessoal de alguém, apagar a história de um momento especial e até mesmo levar toda uma empresa à falência.” – destaca Jerry Soares, especialista em Sistemas de Informação e CEO da MPJ Solutions, empresa de consultoria e outsourcing.

 A verdade é que, não importa se você armazena anos de dados altamente confidenciais de clientes ou apenas salva milhares de fotos do seu cachorro, ninguém quer descobrir de que do dia pra noite perdeu todos os seus arquivos. E é ai que o backup entra para salvar o dia. “Simplificando, um backup de dados é uma cópia ou arquivo das informações importantes armazenadas em seus dispositivos, como um computador, telefone ou tablet, e é usado para restaurar as informações originais em caso de perda de dados” – explica o especialista.

De acordo com Jerry, as perdas de dados podem ocorrer de várias formas, desde falhas no disco rígido a ataques de ransomware e até mesmo erro humano ou roubo físico. “Quase tudo está em algum lugar online, por isso ter seus dados roubados, hackeados ou corrompidos é uma preocupação enorme da nossa equipe de tecnologia. Estamos preparados para desastres físicos que podem apagar todos os dados e tornar o processo de recuperação praticamente impossível. Sem mencionar a possibilidade muito real e comum de o hardware do seu sistema falhar fisicamente.” – pontua.

Como linha de base, o especialista e empresário destaca que é importante fazer backup de tudo o que não pode ser substituído se for perdido. Para pessoas físicas, isso pode incluir: fotos, vídeos, emails, documentos, planilhas, bancos de dados financeiros. Já para empresas, os backups de dados se tornam um pouco mais técnicos. “Faça um backup de banco de dados de clientes, arquivos de configuração, imagens de máquina, sistemas operacionais e arquivos de registro, mantenha informações confidenciais na nuvem e dê acesso apenas a quem precisa tê-los” – explica Jerry.

O especialista ressalta ainda que, a frequência dos backups depende de cada caso. “Dados que mudam a cada poucos dias podem exigir um backup semanal ou mensal, por exemplo, enquanto dados de negócios que mudam com frequência podem precisar de backups diários ou de hora em hora” – o importante é avaliar a quantidade de documentos e a importância de cada um deles. Jerry destaca apenas que, realizar backups não é algo para ser feito apenas um dia do ano e deve fazer parte da sua higiene cibernética.

O executivo destaca que para manter os dados empresariais seguros, a equipe envolvida nesse processo precisa ser altamente qualificada e recomendada. O executivo precisa estar atento para não perder o controle, nem para oferecer mais conteúdo do que deveria a equipe de TI, uma vez que eles passarão a ter acesso a informações confidenciais muito importantes. “Minha dica é incluir cláusulas de confidencialidade, validar e conferir a idoneidade da empresa de Outsourcing que está por trás do projeto. É melhor ser proativo e prevenir do que depois ser forçado a reagir a uma emergência de perda de dados” – finaliza. 

MPJ SOLUTIONS
Em 2015, os especialistas Jerry Soares e Pedro Moreira, alocavam os seus serviços de bodyshop em diferentes setores econômicos. Com o tempo, decidiram expandir a atuação da empresa treinando e preparando mão de obra de altíssimo nível de performance. Desde então, a rotina da MPJ Solutions, é como a de uma startup, com velocidade na resolução de problemas, ambiente colaborativo e ágil. Assim, a empresa caminha para se consolidar como um dos maiores players em outsourcing com mão de obra multidisciplinar e hiper qualificada, pronta para trabalhar com uma internet cada vez mais dinâmica, intuitiva e interligada. Saiba mais em: www.mpjsolutions.com

Sobre o CEO Jerry Soares :

Formado em Sistemas de Informação (Mackenzie), Pós-Graduado em Administração de Empresas (FGV) e com mestrado em andamento no Insper, Jerry Soares já atuou em grandes empresas e transita com facilidade não só na área de TI, mas em Marketing, Negócios e Gestão. Atualmente, é CEO da MPJ Solutions, uma empresa de consultoria de TI e Outsourcing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo