Cotidiano

Secretaria de saúde de Jiquiriçá emite nota com relação a gripe H3N2

NOTA INFORMATIVA

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica municipal vem por meio desta nota, ALERTAR a população jiquiriçaense, o cenário epidemiológico é preocupante estamos ainda vivenciando a pandemia causada pelo COVID-19 e estamos prestes a viver um surto de Influenza causado pelo H3N2.


Hoje, dia 16 de dezembro de 2021, a Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB divulgou o primeiro óbito causado pelo H3N2, 48 pessoas evoluíram para casos graves e internações. Assim como divulgou casos confirmados em cidades vizinhas como Laje (1) e Presidente Tancredo Neves (2).


Os sintomas da INFLUENZA são muito parecidos com os sintomas do COVID, os pacientes infectados pelo vírus H3N2 podem apresentar infecção das vias aéreas, quadro febril (temperatura ≥37,8°C), rinorreia (secreção excessiva), dor de garganta, disfônia (rouquidão), tosse, mal-estar, calafrios, cefaleia (dor de cabeça intensa), mialgia (dores musculares), linfadenopatia cervical (glândulas incham), dispneia (falta de ar) e taquicardia (aceleração do batimentos cardíacos); Alguns casos podem evoluir para forma grave e os pacientes podem apresentar complicações como Pneumonia bacteriana, sinusite, otite (inflamação no ouvido), desidratação, piora de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes e ainda pneumonia primária por influenza.

Assim como o COVID -19 a Influenza é uma doença respiratória, logos as medidas de prevenção são as mesmas, USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E DAS SUPERFÍCIES, DISTANCIAMENTO SOCIAL DE 1,5m, ISOLAMENTO DE PACIENTES COM SINTOMAS, VENTILAÇÃO DOS AMBIENTES, USO DE ALCOOL GEL.

UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES É A VACINAÇÃO, ainda não temos vacina contra Influenza que seja capaz de prevenir a Influenza pelo vírus H3N2, porem a vacina contra a influenza utilizada na campanha de 2021 previne contra outros três subtipos do vírus influenza.

A vacina contra o COVID -19, é uma proteção adicional para o sistema imunológico, visto que o COVID também é uma doença viral respiratória. NESTE SENTIDO SOLICITAMOS QUE AS PESSOAS QUE AINDA NÃO FORAM VACINADAS CONTRA O COVID -19 COM A PRIMEIRA, SEGUNDA OU TERCEIRA DOSE, PROCURE O SEU AGENTE DE SAÚDE OU A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA PARA SER VACINADO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios