SBT tenta descobrir quem tem medidor de audiência em casa e é notificado pelo Ibope
A tentativa do SBT de criar um concurso para premiar quem revelasse um domicílio que tem “peoplemeter”, o aparelho que afere a audiência, rendeu uma notificação à emissora. O Ibope diz que a identificação dos domicílios que compõem a amostra representa o descumprimento de regras contratuais e que pode gerar grandes prejuízos não só ao Ibope, mas a todo o mercado publicitário. O SBT diz que tudo não passou de um equívoco e que não levará o projeto adiante. De acordo com informações da coluna Outro Canal, da Folha, nesta semana surgiu na internet a chamada de um misterioso concurso do SBT prometendo dar prêmios em dinheiro para quem encontrar um domicílio que tenha um “peoplemeter”. A chamada, que não foi ao ar na emissora, fazia parte de um novo projeto de Silvio Santos, que ainda estava em fase de concepção. O dono do SBT já questionou os dados do Ibope e chegou a bancar seu próprio instituto de medição de audiência, o Datanexus, que fechou em 2004, meses após o seu lançamento.