Cidades

Professora Dayane quer criação de bolsa para alunos de licenciatura com as melhores notas do Enem

Professora Dayane quer criação de bolsa para alunos de licenciatura com as melhores notas do Enem

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) apresentou projeto de indicação ao Ministério da Educação (MEC) que sugere a criação de bolsa de um salário mínimo para os alunos que obtiverem as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optarem por cursos de licenciatura. A intenção da parlamentar é atrair os melhores alunos para a docência, segundo modelo já adotado com sucesso na Finlândia, valorizando a carreira já desde a graduação.

“Baseada na meritocracia, entendo que precisamos incentivar os melhores para essa missão. Foi atraindo os melhores para a profissão que, por exemplo, a Finlândia elevou de maneira significativa o desempenho de seus alunos avaliados por exames internacionais”, apontou a Professora Dayane ao justificar a necessidade da medida.

“Sabe-se que o desafio da Educação no país é imenso e, sem que atraiamos os melhores alunos para a carreira, será muito difícil revertermos nosso quadro de tão baixa aprendizagem em sala de aula”, afirma a parlamentar baiana.

A Professora Dayane também cita a pesquisa Repensar o Ensino Médio, de maio de 2017, desenvolvida pelo “Todos pela Educação”, que apontou que cerca de 25% dos jovens que cursam o Ensino Médio já pensaram em ser professores, mas desistiram, sobrando apenas por volta de 14% que ainda desejam seguir a carreira.

“Os principais motivos associados à rejeição da carreira docente são, segundo a pesquisa, o pouco respeito dos alunos, o baixo salário inicial e o pouco reconhecimento da sociedade”, diz a parlamentar, que é licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e já lecionou em escolas de níveis fundamental e médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo