Cotidiano

Procuram-se astronautas: Nasa informa que podem faltar em breve

Na terça-feira 11, foi divulgado pelo Gabinete do Inspetor-Geral da Nasa um relatório informando que a agência espacial norte-americana pode precisar de mais astronautas para cumprir metas de voos espaciais tripulados nos próximos anos.

Em setembro, a Nasa tinha 44 astronautas treinados no Johnson Space Center, da Nasa. Este número é um dos menores já registrados em 20 anos — a agência chegou a quase 150 astronautas nos anos 2000, durante a era do ônibus espacial.

Atualmente, a Nasa só leva astronautas para a Estação Espacial Internacional a bordo das cápsulas Crew Dragon, da SpaceX, e dos veículos Soyuz, da Rússia. As informações são do site Space.com.

Mas isso deve mudar com o programa Artemis, que pretende levar humanos à Lua. A primeira missão, prevista para 2024, deve ser o primeiro estágio no desenvolvimento de um programa de exploração lunar de longo prazo para apoio de futura exploração humana em Marte.

“No geral, o corpo de astronautas é bem administrado pelo Escritório de Astronautas. No entanto, a Nasa agora enfrenta novas demandas e desafios ao alinhar seu corpo atual e recrutar novos astronautas para atender aos exigentes requisitos desta nova era de múltiplas missões na órbita baixa da Terra e no espaço profundo”, informa o relatório.

A fórmula da Nasa

Formada por dez integrantes, a nova turma da Nasa foi anunciada em dezembro e acaba de iniciar o programa geral de treinamento de dois anos da agência. A turma anterior, que se formou em janeiro de 2020, adicionou 11 astronautas ao corpo.

Depois de se tornar astronauta, o treinamento para uma missão na estação espacial requer mais 18 a 24 meses. Os dois primeiros astronautas formados na última turma estão atualmente no espaço — Raja Chari e Kayla Barron.

O longo tempo de treinamento significa que os profissionais mais novos provavelmente não começarão a voar até o final de 2025. Assim, a agência já precisa pensar nas contratações futuras para suas tripulações da próxima década.

Como se tornar um astronauta

A Nasa informa em seu site que os requisitos para a escolha de astronautas mudam de acordo com as missões e objetivos da agência. Hoje, para concorrer a uma vaga os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  1. Ser um cidadão dos EUA;
  2. Possuir mestrado em um campo de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  3. Ter pelo menos dois anos de experiência profissional obtida após a conclusão do curso ou pelo menos 1.000 horas de voo em aeronaves a jato;
  4. Ser capaz de passar no teste de físico de voo de longa duração da Nasa

Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo