Cotidiano

Portugal desenvolve ovo vegetal

A empresa portuguesa Centre for Food Education e Research (CFER) está desenvolvendo um ‘ovo’ 100% vegetal que promete imitar o ovo de galinha.

“Imita o ovo, no seu sabor, no seu aroma, na sua nutrição”, disse à agência Lusa Daniel Abegão, administrador e responsável técnico do CFER. “Conseguimos criar um produto 100% a partir de extratos vegetais, que faz ovos mexidos deliciosos, faz boas omeletes e tem utilização em padaria e pastelaria.”

O produto é feito à base de soja. Segundo Abegão, a planta possui “propriedades físico-químicas que permitem substituir o ovo e imitá-lo, também em termos da sua forma de confecção”.

De acordo com o desenvolvedor, a novidade “permite dar ao consumidor final, seja vegetariano ou apenas adepto de uma alimentação mais saudável e mais sustentável, um produto semelhante ao ovo e que não vai, de certeza absoluta, deixar saudades do ovo original da galinha”, garante o investigador.

O ovo vegetal deve chegar ao mercado antes do próximo semestre, depois de mais de cinco anos de pesquisa. Segundo a CFER, já existem interessados em adquirir o item na Europa, na África e nos EUA e Brasil. Com oito funcionários focados em desenvolvimento, a empresa faz produção com parceiros.

“Estamos, neste momento, a terminando a implementação industrial do projeto e estudando os últimos detalhes técnicos, para o lançarmos muito em breve no mercado nacional e internacional”, relatou.

A companhia tem um mix de produtos mais amplos. São “bebidas saudáveis, molhos saudáveis, refeições prontas mais saudáveis, iogurtes, laticínios, queijos e também suplementos alimentares”, disse Abegão. “A nossa empresa desenvolve sempre da perspectiva de alimentação saudável, de forma que o consumidor possa ter acesso a um produto cada vez com maior valor acrescentado”.

Clientes em vários países fazem parte do histórico de contratos da CFER. São parceiros em nações europeias, como Espanha, França, Alemanha, Irlanda e Suécia; africanas como Angola, Cabo Verde e Senegal; e americanas, como Estados Unidos e Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios