Cidades

Parlamentar pressiona Obama a armar aliados para combater Estado Islâmico

BARACK OBAMAUma parlamentar republicana disse ao presidente norte-americano, Barack Obama, que estava preparada para bloquear verbas de ajuda externa se o governo não fornecer caças e tanques ao Egito e armas a outros aliados regionais que lutam contra os militantes do Estado Islâmico.

Numa carta a Obama, Kay Granger, presidente do Subcomitê de Operações do Estado e Estrangeiras da Câmara dos Deputados, disse que o Egito precisa de aeronaves F-16, tanques M1A1 Abrams e outras armas que foram suspensas desde 2013. Granger tem o poder de colocar obstáculos à ajuda externa, incluindo assistência geral e carregamentos de armas.

Granger pediu ao governo para dar ferramentas e treinamentos a tropas curdas iraquianas para combater o Estado Islâmico e priorizar o fornecimento de armas à Jordânia, de acordo com a carta, vista pela Reuters nesta sexta-feira.

Datada de quinta-feira, a carta criticou a administração, enquanto o Congresso está prestes a considerar o pedido de Obama para obter autorização formal para uma campanha militar contra o Estado Islâmico.

Os republicanos, que assumiram o controle do Congresso em janeiro, têm pressionado por um envolvimento militar norte-americano mais robusto na luta contra os militantes, que mataram milhares de civis durante a tomada de parte dos território de Iraque e Síria.

“Enquanto o Egito, a Jordânia e os curdos revidam e se defendem contra os atos hediondos do Isil, a assistência de segurança dos EUA está sendo contida ou atrasada por processos burocráticos e decisões políticas mal-aconselhadas por sua administração”, escreveu Granger, usando um acrônimo para Estado Islâmico.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que não tinha visto os comentários de Granger, mas elogiou a parlamentar pelo interesse na questão. Ele disse que o governo tem focado em manter um forte relacionamento de segurança com seus aliados e parceiros no Oriente Médio “há algum tempo”.

Reuters

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar