Bahia

Pacto pela Educação prevê que todas as crianças da Bahia sejam alfabetizadas até os oito anos

untitled_16O governador Rui Costa (PT) lançou nesta segunda-feira (30) o Pacto pela Educação, o alardeado grande projeto do início da gestão, em evento na sede do Senai Cimatec, em Piatã. “Ainda somos um estado pobre que avançou muito nos governos Lula e Dilma, mas ainda estamos longe do que queremos conquistar. O pilar disso é educação”, disse o petista, que revelou que outro evento – para empresários e “com queira participar pela melhoria da educação “ – será feito em abril. Uma das metas é alfabetizar todas as crianças da Bahia até os oito anos de idade.
 
De acordo com o governador, o Pacto será composto por várias ações “articuladas”, tanto na área da infraestrutura das escolas quanto na área pedagógica. Por exemplo, a implantação da internet de banda larga em todas as unidades de ensino, com a participação da iniciativa privada. “A escola tem que ser um lugar onde tenha laboratório, tenha pesquisa, tenha novas ferramentas que motivem a nossa juventude”, disse Rui. O governador acredita que as famílias dos alunos precisam participar da educação: “O fundamental é chamar a família.
 
Acredito nisso e acho que é transformador e vai revolucionar as escolas da nossa rede estadual”, defender o gestor, que acredita que a dificuldade inicial é “sair da inércia”. Além disso, o petista revelou que o Pacto prevê indicadores, metas e premiação para os professores da rede estadual, os municípios  e as escolas que tiverem o melhor resultado. “A premiação para os municípios será em recursos e obras de educação e na área cultural e para os profissionais da educação será um bônus salarial que nós vamos pagar se os resultados de cada escola forem alcançadas”, disse o governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo