Cotidiano

Ocupação do IF de Santa Inês já passa de duas semanas em ato contra PEC do teto de gastos

Estudantes protestam contra PEC 241/55 e Lei da Mordaça.

ocupacao-ifEstudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, campus Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, ocupam a sede da instituição há duas semanas em forma de protesto contra a aprovação em dois turnos na Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, e que seguirá para o Senado.
 
Segundo informações, nesta terça-feira (1º), a ocupação reúne centenas de estudantes, desde o último dia (17), quando foi realizada no auditório do IF uma assembleia geral que decidiu pelo movimento. Os estudantes temem redução de recursos na Educação, pedem a saída do presidente Michel Temer também se manifestam contrários ao projeto ”Escola Sem Partido”, que tramita no Senado e que pretende restringir a discussão considerada política e as reflexões críticas no ensino e que está causando polêmica nas redes sociais, principalmente entre os professores.
 
O IF de Santa Inês atende 1000 alunos e funciona com mais de 250 servidores, um corte de 45% seria altamente prejudicial ao seu funcionamento, entende o movimento. Mais de 1 mil instituições de ensino estão ocupadas em todo o país. A cerca de 90 Km de Santa Inês, em Jequié, no Médio Rio de Contas, universitários ocupam desde segunda-feira (30) as instalações da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Blog do Marcos Frahm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo