Cotidiano

O que acontece no corpo quando não saímos da frente da TV?

Levante a mão se você já maratonou uma série ou programa de TV pelo menos uma vez na vida. A maioria de nós é culpada disso. Na verdade, muitos de nós praticam o binge-watching com bastante frequência. Mas quão prejudicial para a nossa saúde é ficar sentado por horas se entregando ao tempo prolongado de tela? Descubra como maratonar filmes e séries pode afetar negativamente sua saúde.

Efeitos do binge-watching na saúde mental

Você se sente ansioso para uma nova série estrear? Quando finalmente o que você tanto esperou é exibido, você simplesmente não consegue parar de assistir? Seu cérebro pode ter formado um vício.

“Ao assistir compulsivamente seu programa favorito, seu cérebro está continuamente produzindo dopamina e seu corpo experimenta uma sensação semelhante ao uso de drogas,” explicou a doutora em psicologia Renee Carr. “Você experimenta um pseudo-vício na série porque desenvolve desejos por dopamina,” acrescentou.

Humanos estão programados para se conectarem com outros humanos, então quando nos conectamos demais a uma tela de TV, em vez de pessoas, acabamos “morrendo de fome emocionalmente,” de acordo com a psicóloga Dra. Judy Rosenberg.

Impactos do Sedentarismo no Coração

A maioria de nós não assiste Netflix enquanto malha. Ao invés disso, a maratona é apreciada relaxando no sofá, talvez com alguma comida e bebida nas mãos. Mas atenção: esse tempo de lazer sedentário pode não ser muito bom para a saúde do coração.

Pesquisas mostram que “ficar sentado por longos períodos de tempo pode aumentar o risco de síndrome metabólica,” o que, por sua vez, pode aumentar o risco de derrame e doenças cardíacas, explicou a Dra. Sophia Tolliver.

Riscos de comer em excesso

É mais provável que você coma demais enquanto assiste compulsivamente seu programa de TV favorito. Isso ocorre porque você está distraído ao fazer isso e, portanto, provavelmente perderá os sinais de saciedade que seu corpo te dá. Em vez de comer sem pensar, faça uma pausa e esteja atento à sua comida.

Fadiga ocular e dores de cabeça

Ficar olhando para uma tela por horas a fio pode resultar em fadiga ocular, acompanhada de sintomas como dores de cabeça e fadiga. Manter a sala de TV levemente iluminada e fazer pequenos intervalos entre os episódios pode ajudar.

Problemas de sono

Maratonar programas de TV tarde da noite é um hábito frequente para algumas pessoas. No entanto, assistir ao seu programa favorito libera dopamina, o que pode ter um impacto negativo no sono, levando à excitação do sistema nervoso central.

Problemas de saúde mental

O binge-watching tem sido associado a problemas de saúde mental. Uma pesquisa no Reino Unido descobriu que jovens de 18 a 24 anos tinham três vezes mais probabilidade de se sentir deprimidos após assistir um programa e duas vezes mais probabilidade de se sentirem ansiosos.

Dicas para melhorar a postura

Todos nós somos culpados de nos sentarmos em posições estranhas no sofá. Certifique-se de que a altura da sua TV está alinhada com a sua cabeça e use um travesseiro para apoio na lombar. Levante-se e mexa-se entre os episódios para evitar problemas posturais.

Riscos respiratórios

Ficar sentado por longos períodos pode diminuir os níveis de oxigênio no corpo. Uma pesquisa da CogniFit sugere que isso pode reduzir a capacidade pulmonar em um terço.

Aumento do risco de câncer

Uma pesquisa descobriu que homens que passam quatro ou mais horas por dia assistindo TV têm 35% mais chances de ter câncer de intestino. Isso se deve aos comportamentos associados, como fumar, beber e comer mais.

Impacto na pele

O binge-watching pode levar ao envelhecimento precoce da pele. A luz visível de alta energia emitida por telas pode penetrar em camadas profundas da pele, afetando o colágeno e a elastina, levando ao desenvolvimento de linhas finas e rugas.

Risco de diabetes

Cada hora assistindo compulsivamente aumenta em 3,4% a chance de desenvolver diabetes. Ficar sentado por longos períodos é o principal culpado, segundo a epidemiologista Andrea Kriska.

Coágulos sanguíneos

Assistir TV “com muita frequência” pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Um estudo da Universidade de Minnesota mostrou que isso aumenta o risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Amnésia glútea

A amnésia glútea ocorre quando o músculo glúteo médio para de funcionar corretamente. Isso geralmente se deve à inatividade prolongada, o que pode levar a sintomas em outras áreas do corpo.


Fontes: Time, British Journal of Cancer, The Telegraph, Health Digest, Patient, Self, Mayo Clinic, Deadline, NBC News, Mental Health Foundation, Psychology Today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios