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O mundo das transmissões ao vivo dos games online

Uma das principais razões pelo sucesso dos e-sports são as transmissões ao vivo. O que fez com que eles se tornassem uma indústria que já ultrapassou a casa dos 100 bilhões de dólares (e que hoje vale mais do que a indústria do cinema e da música juntos) foi o fato de que as pessoas podem consumir esse produto por longa duração de tempo e ao vivo. Algumas lives duram mais de 8 horas, ou seja, os fãs estão consumindo o produto por 8 horas seguidas, e totalmente ao vivo, isso nunca existiu antes no mundo dos esportes. O potencial de publicidade e de patrocínios é enorme.

As transmissões ao vivo também fizeram com que os jogos de casino se popularizassem. Os cassinos físicos são proibidos no Brasil, mas os online não. Dessa maneira, os fãs dos jogos de casino encontraram uma maneira de seguir jogando sem sair de casa. Alguns sites de cassinos onlines oferecem oportunidades de jogos de hora em hora, o que faz com que os usuários visitem esses sites, 24 horas por dia, 7 dias por semana, alguns jogam por lazer, outros jogam de maneira profissional. Vale ressaltar que as tecnologias utilizadas nesses sites trazem alta qualidade para essa experiência, fazendo com que o jogador se sinta em um cassino de verdade.

O gamer brasileiro com maior número de streamings no mundo: Alexandre “Gaules”

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Photo by Kadyn Pierce on Unsplash

O gamer brasileiro com maior número de streamings no mundo, segundo o site Stream Charts e Globo.com, é o Alexandre “Gaules”. Ele foi o streamer de língua portuguesa mais assistido na plataforma Twitch em 2021, com mais de 165,4 milhões de horas assistidas durante o ano de 2021. Isso garantiu ao gamer uma renda milionária e status de celebridade.

Em segundo lugar está Victor “Coringa”, o qual conta com 99,95 milhões de horas assistidas ao todo. Em terceiro lugar está Alan “alanzoka”, o qual conta com 36,7 milhões de horas assistidas ao todo. Em quarto lugar está Felipe “YoDa” com 34,75 milhões de horas ao todo. Por fim, em quinto lugar está Casimiro, com 31,05 milhões ao todo. Esses cinco nomes podem ser considerados os maiores streamers do Brasil.

Basicamente, esses gamers super profissionais postam no Twitch eles jogando e milhões de pessoas do Brasil e do mundo ficam horas e horas assistindo eles jogarem. Durante essas lives os gamers podem interagir com a sua comunidade de fãs, ao mesmo tempo, que os fãs podem interagir entre si. O que fez com que os e-sports se tornassem essa máquina de fazer dinheiro, foi justamente, esse poder de interação ao vivo com os fãs. Eles conseguem acompanhar todos os passos dos gamers, e aprender tudo sobre como eles jogam. E essa é uma tendência do mundo digital, assistir outras pessoas fazendo atividades que se gosta.

Ronaldo Nazário, o “fenômeno”, é um dos maiores investidores brasileiro em e-sports

Foi em 2017, há cinco anos, que Ronaldo Nazário, o “fenômeno”, decidiu investir em e-sports. Neste ano, ele se tornou um dos sócios da equipe de eSports CNB, junto com Igor Trafane Federal, Cleber Fonseca e Carlos Junior. Algum tempo depois, em 2020, Ronaldo decidiu abandonar o seu apoio à equipe. A saída aconteceu porque a equipe não conseguiu o destaque esperado dentro das competições.

Depois dessa saída, em 2021, Ronaldo criou uma empresa para começar a investir em e-sports. A empresa se chama Oddz Network, a qual lançou recentemente uma podcast chamada Fenômenos Podcast com nada menos que Alexandre “Gaules”. Nesta nova empresa, Ronaldo também tem sócios: Eduardo Baraldi, Gabriel Lima e Otávio Pereira.

Ronaldo acredita no potencial dos esportes no Brasil, e agora está indo com tudo para o mundo dos e-sports. Ele também sabe da importância da transmissão ao vivo e do streaming, por isso chamou para o seu investimento o maior streamer do Brasil.

O mundo do futebol e dos games online: uma relação de longa data

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Photo by Vienna Reyes on Unsplash

O mundo do futebol está bastante relacionado com o mundo dos games online, sendo que vários jogadores de futebol famosos tem relacionamento com streamers, e vale lembrar que tudo isso começou com o poker online. Hoje, existem até mesmo campeonatos de futebol virtuais através do jogo da Fifa.

Segundo uma pesquisa do Globo.com, o Brasil é o terceiro país com mais entusiastas dos eSports no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O Brasil também tem uma população de mais de 200 milhões de habitantes, mostrando o potencial desse mercado. O mercado de games como dito acima já superou o do cinema e o da música, mas ainda está perdendo para a televisão, o qual por mais que muitos acreditem que não tem força quando comparado com a internet, isso não é verdade.

Atualmente, os esportes, entre eles o futebol, são altamente lucrativos para a televisão, a qual fatura com anunciantes, e ela está fazendo o mesmo com os games online. A maior liga de futebol virtual da América Latina se chama KOEL e atualmente, esses jogos virtuais vão ser transmitidos com exclusividade pelo canal de televisão TNT Sports, como também no Twitch da TNT Sports. As rodadas que antecedem a final vão passar na televisão, mas a final vai acontecer no Twitch.

O futuro das transmissões ao vivo dos games online

Esse misto de tecnologias é a tendência. A mídia tradicional vai sempre abraçar as novas mídias digitais para que ela continue evoluindo. Apesar de as transmissões onlines serem a alma do mundo dos gamers e dos games online, a transição para a televisão vai trazer ainda mais crescimento para essa indústria.

O faturamento da televisão é ainda muito alto quando comparado com o faturamento da indústria de games. Enquanto a televisão chega na casa dos 260 bilhões de dólares por ano, a de games está na casa dos 150 bilhões por ano. Ou seja, a indústria de games tem muito a ganhar com essa movimentação para a televisão, e, ao mesmo tempo, a televisão não pode ignorar esse importante mercado. Esses são dados de uma pesquisa do Globo.com.

Por fim, um aspecto muito importante dessa indústria é o público. Grande parte da comunidade de fãs de games online e de gamers são jovens. E esses jovens vão crescer consumindo esses produtos. Eles já nasceram com acesso à internet, e às redes sociais, e para eles é mais comum e normal jogar futebol pelos jogos da Fifa do que na rua com os vizinhos. Essa é uma indústria que tem um público consumidor extremamente fiel e que vai provavelmente consumir games por toda a vida. Eles estão crescendo consumindo um produto que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ou seja, a transmissão de games só está começando. Desde o ano de 2020, o Twitch dobrou em transmissões de games, o que mostra uma tendência no comportamento das pessoas, as quais estão passando mais tempo não somente assistindo lives, mas também criando conteúdo para a plataforma. Os games online vieram para ficar, e nos próximos anos os streamers vão ficar cada vez maiores e mais conhecidos em todo o Brasil por diferentes gerações.

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