Slide

Mutuípe realiza festival de música

fam-festival-anual-de-musicaO Colégio Dr. Julival Rebouças, Mutuípe, realiza nesta sexta-feira, (28) a partir de 08:00 hs, na AABB, o 3.º Festival Anual de Música – o FAM 2016.

O Colégio Dr. Julival Rebouças tem dois projetos musicais já solidamente implantados no currículo escolar: O CANTE e o FAM.

O CANTE – Canto com Talentos da Escola – é um projeto de inclusão sociocultural através da música, que visa a fomentar o desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes, com grandes benefícios na formação curricular.

O FAM – Festival Anual de Música – é uma proposta de autoria musical que estimula os estudantes à criação de letras de música, formatação, interpretação e apresentação pública, com a orientação docente, incluindo professores de música.

A partir do ano de 2010, durante todo o ano letivo os estudantes interessados têm tido ofertas de aulas de iniciação musical, com oficinas de violão, oficinas de canto e técnicas de composição musical. Eles passam a vivenciar atividades lúdicas e educativas que potencializam o desenvolvimento dos processos criativos, o que vem a colaborar intrinsecamente na construção da autonomia e da criticidade, e ainda melhoram a concentração, a autoestima, a autodisciplina, a autoconfiança, a sensibilidade, a coordenação motora e o trabalho em equipe, além de ajudar a preparar sujeitos para lidar melhor com o consumo e a produção de arte e cultura. Os estudantes têm a oportunidade de passar de meros consumidores a produtores de bens culturais.

O ambiente de experimentação e criação escolar com qual os estudantes se envolvem cotidianamente favorece o desenvolvimento das linguagens artísticas e é absolutamente propício à musicalidade.

O Festival Anual de Música – FAM – teve a sua primeira edição em 2014, com aproximadamente mil letras de músicas produzidas e trabalhadas na escola. Após as etapas complementares, as fases classificatórias internas, a primeira grande apresentação pública foi realizada, com a participação de toda a comunidade escolar, das famílias e da população em geral.

No ano de 2015, todo o roteiro foi reproduzido, culminando com uma memorável apresentação na AABB local, onde o público vivenciou momentos de emoções e animações, e festejou amplamente a criatividade e a expressividade inerentes aos importantes investimentos que a escola tem realizado no potencial estudantil.

Esse ano a escola está com todo o seu aparato novamente mobilizado para a terceira edição do FAM, quando os alunos e alunas intérpretes vão apresentar as 15 canções finalistas, como resultados das produções alcançadas, das experiências adquiridas, dos ensaios realizados e das aprendizagens consolidadas.

Elias Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo