Mutuípe

Mutuípe enfrenta epidemia de muriçocas

Picadas de muriçocas são doloridas e local fica coçando

Mutuípe tem enfrentando uma epidemia de muriçocas, o inseto tem gerando incomodo e preocupação na população. Desde as chuvas do meio do mês de fevereiro não tem sido difícil ouvir reclamações. Muitas pessoas temem que parte desses mosquitos não seja culex e sim o aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

“Já não sabemos o que fazer, a minha rua está infestada, já procuramos o foco, porém não encontramos, tem sido difícil ficar com janelas e portas abertas, porém como tem feito calor nos últimos dias, as vezes é complicado ficar com a casa toda fechada, e mesmo assim elas conseguem entrar, a gente teme que seja dengue também” Relatou uma moradora do Centro da cidade, ao Mídia Bahia, via WhatsApp.

O problema que afeta o Centro, se estende a Cajazeira e Bairro Santo Antônio.

Infestação de muriçocas

Cientificamente, estamos falando do mosquito culex, pertencente a família culicidae, as pessoas conhecem por muriçocasmosquitos ou pernilongos.

Os mosquitos vivem mais sob condições de calor e humidade. Tanto o culex, quando o aedes aegypti se alimentam de sangue humanos e são muitos parecidos.

As muriçocas tem hábitos noturnos e entra nas casas à noite, para se alimentar, mas nada impede que elas apareçam durante o dia, é bem o que esta acontecendo. A picada pode ser dolorida e causa coceira. Porém não há confirmação de que ele transmita doenças nessa região, em 2016 uma estudo da FioCruz encontrou o vírus da zica, em muriçocas.

Já o aedes aegypti vive no ambiente familiar, não tem zumbido, e a picada dificilmente é sentida, ele aparece no início da manhã e fim da tarde.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é diferente das muriçocas
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

Enquanto a muriçoca se reproduz em qualquer lugar, água suja, compostos orgânicos, esgoto a céu aberto e etc., a fêmea do aedes escolhe água parada, limpa, bordas de reservatórios, para colocar seus ovos.

Muriçocas
Picadas de muriçocas causam dor e coceira. — Sinek

Como prevenir o aparecimento dos mosquitos

A maneira eficiente de prevenir a infestação é não deixar o mosquito nascer, ou seja, eliminar condições de água suja parada. O controle eficiente do culex passa por limpeza urbana, coleta regular de lixo, limpeza de córregos, galerias e piscinões regularmente.

O controle de pernilongos/muriçocas é importante para melhorar a qualidade de vida, diminuindo o incômodo e as picadas que atrapalham o sono.

Evitar jogar lixo nas ruas, córregos, bueiros e afins, limpar quintais, colocar área nos vasos de plantas onde fica água acumulada, vedar ralos e se necessário instalar telas em janelas e portas pode ser eficiente contra o mosquito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios