Cidades

Município de Ubaíra realiza Audiência Pública para tratar da Implantação da Coleta Seletiva.

listas_posts_57691_jpg_300_300_1_0__jpgAconteceu nesta quinta-feira 16-07- 2015 no Plenário Josaphat Marinho da Câmara de Vereadores de Ubaíra uma audiência Pública para discutir soluções para a Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos no município. Na oportunidade o Promotor de Justça Dr. Julimar Barreto palestrante principal da noite abortou vários temas dentro do âmbito Meio Ambiente, como: equilíbrio ecológico, cadeia alimentar, proteção animal, caça e pesca ilegal, tráfico de animais, queimadas, desmatamento, falta D’água, proteção aos rios e nascentes, Biopirataria e suas consequências.
Quanto a coleta seletiva Dr. Julimar falou que não é somente um direito do governo em sua implantação mas sim dever de todos na sua colaboração. Ele explicou como se faz para separar o lixo seco do lixo úmido dando ao papel, papelão, vidros, metais e etc. o seu real destino contribuindo com a natureza e abrindo oportunidades de trabalho a muitos que dependem do lixo para sobreviver, porém que essas pessoas sobrevivam mas sobrevivam com saúde, decência e respeito.O mesmo comentou a respeito do perigo acometido pelas pessoas que se multiplicam cada vez mais nos lixões no país a fora sem nenhuma proteção, sem nenhuma orientação, catando e separando o lixo em busca de ganhar o seu sustento através do lixo.Essas pessoas acabam arriscando suas vidas fazendo o papel que nós a sociedade poderíamos fazer antecipadamente em nossas casas, em nossos comércios, em nossas industrias antes que o lixo chegue no destino desses catadores. A implantação da Coleta Seletiva além de dar uma melhor qualidade de vida, traz consigo a oportunidade de ampliação da renda financeira familiar a todos envolvidos nesse ciclo, muda também totalmente o meio ambiente em termos de preservação, finalizou Dr. Julimar.
Catástrofes causadas em rios e nascentes ocasionadas pelo Chorume secreção liquida de cor escura, originada dos lixões que aumentam seu volume principalmente nos dias de chuvas, e que já tem como alvos: os mares, rios, riachos, lagos, lagoas, fontes, poços e lençóis freáticos, porém com a implantação desse sistema o propósito e diminuir a ponto de acabar a exemplo de início é a extinção do Lixão, vitória já concedida aqui no município.
Dr. Julimar falou  também sobre o desmatamento, a importância da preservação da Flora para nossa saúde e o perigo que sonda a respeito da Biopirataria, onde estrangeiros visitam nossas matas a procura de informações sobre animais e plantas nativas e seus princípios ativos, fazem perguntas simples aos nativos da região para saber o que eles fazem ou mesmo o que eles usam quando adoecem, se cortam, que tipo de planta usam e com essas pequenas informações realizam grandes estudos e pesquisas, que depois acabam patenteando medicamentos dos quais a descoberta poderia ser nossa (brasileira) mas que com as queimadas e os desmatamentos, nós seres humanos  brincando de ser Deus acabamos destruindo tudo e impedimos esse progresso.
O Prefeito Fábio Cristiano (PT) em sua participação ousou o seu tempo para falar um pouco sobre coleta seletiva, mencionou a respeito da Lei Municipal do Meio Ambiente que será implantada o mais rápido possível, aproveitou a oportunidade  para trazer a lembrança do público presente as mudanças já implantadas no município, como a extinção  do famoso “Lixão” o qual o denominou como um lugar feio, terrível, insalubre e perigoso, finalizando como o lugar fosse a vergonha de nossa cidade,  ele estendeu sua fala expressando sua indignação ao conhecer o local e ver animais como urubus, cachorros e cavalos junto aos catadores (seres humanos) num cenário o qual segundo ele só era visto em telejornais de âmbito nacional, mas que naquele instante ele pode constatar esta mesma cena em seu município. Ele acrescentou ainda: “O ambiente era desumano, algo que incomodava toda a população com mal cheiro, infestação de insetos, uma terrível fumaça tóxica nos dias das queimadas que eram periódicas em tempos passados, mas que hoje não acontecem mais devido ações e soluções implantadas no governo da Gestão atual”.
Fábio também comentou a respeito da criação do aterro sanitário com ajuda do Governo Federal em parceria com o município de Jiquiriçá, explicando a participação ativa de Ubaíra para a manutenção do aterro.
Foi posto em questão também pelo prefeito a aceitação desse programa pela população uma vez que a mesma tem um papel fundamental para que tudo aconteça, antecipando que o setor público e a população terá que pré estabelecer junto aos demais interessados uma parceria para que o processo aconteça. Mas deixou bem claro que a base de todo esse programa e regido por uma lei e que assim como outras leis ela deve ser cumprida com rigor e que para isso aconteça agirá com seriedade obviamente tendo ajuda total do Ministério Público.
O prefeito finalizou falando sobre a varrição das ruas que tem sido melhorada a cada dia, e expôs diante do Promotor a sua preocupação em relação a problemas como: Saneamento Básico nos Bairros Alto das Pombas, Arreião e também sobre assoreamento e poluição do Rio Jiquiriçá, da Barragem do Mucuri, ele afirmou que muito ainda tem que ser feito e que por isso se empenhou junto com seu corpo de secretários para o acontecimento dessa audiência para Implantação da Coleta Seletiva em Ubaíra.
O evento foi bastante proveitoso em relação aos temas abordados na pauta e finalizou com uma perspectiva positiva para futuras mudanças quanto ao recolhimento de resíduos por parte do setor público, quanto ao público presente que esteve atento do início ao fim da palestra pode se concluir que a participação será quase que unanime em relação a Implantação da Coleta Seletiva no município
 
Para o evento a princípio foram convidados os comerciantes e moradores do Centro da cidade e moradores do Bairro Jairo Carneiro (Monta). Estiveram presentes também  Engenheiro Ambiental  Sr. André Azevedo, o proprietário da CONSLOC empresa que recolhe os resíduos no município o Sr. Fábio, o Presidente da Associação dos Catadores e Recicladores, o Sr. Luciano,  o Presidente do Grupo Ambiental Jequitibá o Sr. Antônio Andrade, a Presidente do Poder Legislativo  Maria da Conceição Rocha, os vereadores: Kinho de Bede e o professor Eliomar, assim como parte do corpo de secretários da Gestão: Secretário de Administração Neilson Rocha,  Secretário de Agricultura João do Vale, Secretário de Finanças Rômulo, Secretária de Ação Social Rosemary Santana, Secretária de Saúde Letícia, Secretária de Educação Eliene, Setor Jurídico Municipal através da pessoa de Dr. Halisson, Diretor de Esportes Laelson Leal e a Responsável geral pelos Projetos e Convênios Ana Rita Bastos, o Coordenador de Planejamento Gestão e Habitação Murilo Moura e demais autoridades locais.
 
Foto e texto Murilo Moura/Criativa On Line

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios