Cotidiano

Mulher morre após ser picada por escorpião 

Verão aumenta incidência de acidente com animais peçonhentos. Vitória da Conquista e Feira de Santana lideram incidência de picada do escorpião.

A jovem Roberta Ferreiras, 27 anos, morreu após ser picada por um escorpião, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na segunda-feira (6), a vítima ficou internada por três dias e foi a óbito, ontem. O velório e sepultamento ocorreram na manhã desta quinta-feira (9), em Anagé, na mesma região.

Segundo a família, o animal estava escondido na roupa, no momento em que Roberta se vestia, ocorreu a picada.

A vítima foi sorrida e levada a uma unidade de Pronto Atendimento e posteriormente transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC, onde recebeu soro antiescorpiônico e cuidados médicos, porém não foi possível salvá-la.

Escorpião
Escorpião amarelo — Foto: Butantan

Conquista lidera a incidência de picada por escorpião na Bahia.

Entre janeiro e agosto de 2023, 15 pessoas morreram em decorrência de picadas de escorpiões na Bahia, durante o ano de 2022, foram vinte. As informações são da Secretaria de Saúde do estado – SESAB. Conquista lidera a quantidade de casos, 780 em 2023, em seguida aparece Feira de Santana.

Barata é o alimento predileto do escorpião
Barata é o alimento predileto do escorpião. Foto tirada da internet.

Casos aumentam no verão.

É durante o verão que a incidência de escorpiões aumenta, eles se alimentam principalmente por baratas, desta forma são comuns em locais onde lixo ou entulho fiquem acumulados.

Foram registrados mais de 154 mil acidentes por picada de escorpião no Brasil em 2021.
Acidente com escorpião é sempre perigoso.

Como prevenir o aparecimento de escorpiões.

Mantenha o lixo fechado, jardins limpos, usar soleiras em janelas e portas, telas em ralos, pias, e tanques. Camas e berços devem ficar afastados de paredes. Roupas de cama e mosquiteiros nunca devem tocar o chão. É importante conferir roupas, e observar chinelos e sapatos antes de calçá-los.

Leia também: Picada de escorpião: conheça perigos e consequências

Inseticida não mata escorpião.

Não é recomendado o uso de inseticida, pois as marcas testadas então o momento não possuem eficácia comprovada contra o animal e ainda podem deixá-los agitados, podendo acarretar em acidentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios