Cidades

Monumento histórico, Relógio de São Pedro completa 100 anos em Salvador

relogio-sao-pedro-ssaConstruído na França e encomendado pelo então governador José Joaquim Seabra, o J.J. Seabra, o Relógio de São Pedro completa 100 anos nesta terça-feira (15), dia em que é celebrada a Proclamação da República. O objetivo era que o relógio figurasse no local da antiga Igreja de São Pedro, demolida para o alargamento da Avenida Sete de Setembro.

A inauguração do monumento ocorreu em 15 de novembro de 1916, no Governo de Antonio Muniz de Aragão, apesar da iniciativa ter partido de J. J. Seabra. O relógio foi confeccionado em Paris, por Henri Le Pante, e a base escultórica tem a confecção atribuída ao artista Pasquale De Chirico.

Desde o ano de 1999, a manutenção é feita pelo relojoeiro Wilson Ribeiro, que teve orientações técnicas para esse ofício com o antigo responsável pelo serviço. Duas vezes por semana ele faz uma vistoria e a cada 15 dias faz o “carregamento do peso do pêndulo”, que é como se ele estivesse dando corda no relógio. Acertar o horário quase não precisa, a máquina centenária pouco atrasa e quase não quebra por causa da manutenção constante.

“Se, no caso, fosse um aparelho eletrônico, com esse tempo todo já estaria danificado, as placas, alguma coisa assim. Mas como é um relógio mecânico, se tiver sempre a parte de manutenção, lubrificação, tudo direitinho, ele vai funcionar normal”, disse Wilson Ribeiro. “O carinho que eu tenho por esse relógio…É como se fosse o meu filho de verdade”, completa.

Reforma

O relógio está com aparência de novo porque há dois dois anos precisou de uma reforma. Anteriormente ele só tinha passado por uma grande manutenção em 1999, quando foi atingido por um carro.

Em 3 de setembro de 2015, o monumento foi recuperado sob a responsabilidade da Fundação Gregório de Mattos, como parte do projeto da Prefeitura de requalificação do Largo Rio Branco, Av. Sete de Setembro. Foram retirados pontos de ferrugem, reparos e consertos na parte mecânica, os vidros foram trocados e foi necessário serviço de pintura.

De acordo com a Fundação, O objetivo da reforma era que esse monumento de ferro fundido com 6,50m de altura voltasse a cumprir elegantemente, não apenas o papel de informar as horas, mas de ser um ponto referência histórica dessa cidade.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo