GeralCOVID-19Mutuípe

Ministério Público faz recomendações à prefeitura de Mutuípe para conter o coronavírus

O promotor Lucas da Silva Santana fez diversas recomendações à prefeitura de Mutuípe, em documento emitido pelo Ministério Publico do Estado da Bahia, com o objetivo de enfrentar o coronavírus.

Entre as recomendações estão:

Orientação à população do município em geral e, particularmente, os alunos das instituições públicas e privadas de ensino, bem como todos os servidores e funcionários da Administração Direta e Indireta acerca de medidas básicas de saúde e higiene como: a) lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar; b) se não houver água e sabão, realizar a utilização de álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível; c) usar lenço descartável para higiene nasal; d) cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; e) evitar tocar nas mucosas dos olhos; f) higienizar as mãos após tossir ou espirrar; g) não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares etc.; h) não colocar os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros. 2 – que intensifique a higienização dos ambientes de uso comum, notadamente nas escolas e nos espaços de serviços administrativos que não admitam suspensão ou interrupção de funcionamento, observando-se as seguintes práticas: a) desinfecção das mesas e cadeiras, friccionando com pano seco e limpo embebido com álcool 70% por 20 segundos, ao final do período e/ou a cada troca de turmas; b) adoção de cuidados com o uso do álcool, especialmente em ambientes com acesso de crianças e adolescentes, pelo risco de ingestão acidental e de queimaduras devido à característica inflamável do produto. Este produto exige todo o cuidado; c) reorientação da equipe de apoio para a intensificação da limpeza dos diferentes materiais utilizados e de uso comum, tanto em escolas quanto nos ambientes administrativos; d) limpeza dos equipamentos de ar-condicionado, mantendo limpos os componentes do sistema de climatização (bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos), de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a qualidade interna do ar. Veja documento aqui.

O MP também instaurou PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO para acompanhar e fiscalizar a adoção de medidas pela Prefeitura de Mutuípe para controlar a pandemia do COVID-19. Veja a integra aqui.

A prefeitura já havia publicado decreto suspendendo aulas e fazendo diversas recomendações a população em relação a doença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios