Cotidiano

Mercado de motos na Bahia dispara

O emplacamento de motocicletas correspondeu a mais da metade do total de veículos vendidos no estado em 2022

O ano de 2022 foi um ano para se comemorar no segmento de vendas de automóveis. Isso após registrar um começo difícil, período em que ainda havia recuperação da pandemia mundial e que foi afetado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Felizmente, esse mercado mostrou capacidade de recuperação ao longo do ano, com os consumidores estando de olho na Tabela Fipe para aproveitar as oportunidades de veículos novos e usados.

E na Bahia não foi diferente. No geral, o número de emplacamentos no estado apresentou uma subida sólida, recuperando-se das baixas causadas pelos impactos sociais e econômicos causados pela pandemia do Covid-19. Um dos destaques foi o número de vendas de motocicletas, que lideraram com folga os emplacamentos neste segmento: sinal de que os baianos estão preferindo transitar de motocicleta em relação aos carros.

Crescimento em 2022

No último ano, o setor de distribuição de veículos na Bahia registrou um ótimo momento nesse segmento. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que é a entidade representante do segmento, apontam para o crescimento do setor. Ao todo, foram emplacados 169.577 veículos na Bahia – um aumento de 7,61% em relação aos emplacamentos do ano anterior.

Artigos relacionados

E esse crescimento é justificado, em boa parte, pelo aumento do número de vendas em motos e ônibus. As motos, por exemplo, representaram mais da metade da venda de veículos de todo o estado: foram 88.405 motocicletas emplacadas, uma alta de 25,53% quando comparado a 2021. Já as vendas de ônibus também tiveram um crescimento significativo, de 21,84%.

Em contrapartida, as vendas de automóveis e comerciais não tiveram o mesmo desempenho e decepcionaram os especialistas. No caso dos veículos, foram 50.455 carros emplacados, número que representa uma queda de 7,17% em relação às vendas do ano anterior.

Desempenho bom também no cenário nacional

Não foi apenas na Bahia que o setor de automóveis demonstrou ter um resultado positivo. A Fenabrave também divulgou dados que mostram que os emplacamentos cresceram 4,9% em relação aos números de 2021, totalizando quase 3,7 milhões de unidades em todo o país. Inclusive, esse índice ficou próximo da estimativa divulgada pela entidade em julho, quando foi projetado um crescimento de 5,5% deste mercado.

Para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., o resultado de 2022 pode ser considerado ótimo, sobretudo pelas dificuldades que o setor enfrentou ao longo do ano. Ele cita, por exemplo, que a crise de abastecimento ainda afetava bastante a disponibilidade de novos carros no primeiro semestre de 2022. Ele destacou que, no primeiro trimestre do ano, o segmento enfrentou uma série de desafios ao mesmo tempo, que resultaram em um número de vendas abaixo do esperado.

Andreta elencou alguns fatores que atrapalharam um rendimento ainda melhor do setor. Entre eles, estão os impactos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o aumento dos preços dos combustíveis e a crise logística mundial. Com isso, muitos motoristas ficaram receosos em adquirir um novo carro.

Entretanto, ao decorrer do ano, o mercado foi se ajustando e conseguiu recuperar da queda inicial registrada. O resultado poderia ter sido ainda mais positivo caso não houvesse momentos que impactaram a movimentação dos consumidores nas concessionárias, como a Copa do Mundo, que ocorreu em novembro e dezembro passado. Tanto que o volume de vendas do segundo semestre representou 55% do total dos emplacamentos de 2022, em comparação com 51,3% no mesmo período de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios