Saúde

Lúpulo da cerveja pode ser um bom antigripal, diz estudo

O consumo de grandes quantidades de lúpulo pode ajudar a prevenir contra a gripe e outras doenças mais perigosas para crianças pequenas, informou a cervejaria japonesa Sapporo, na quarta-feira (5), citando um estudo científico. Um composto químico no lúpulo, a planta usada para dar o gosto amargo à cerveja, proporciona uma defesa efetiva contra um vírus que pode causar formas severas de pneumonia e bronquite em crianças, anunciou a cervejaria.

O estudo de cientistas da Universidade Médica de Sapporo mostra que o composto — humulona — é um efetivo agente na contenção do vírus respiratório sincicial (VRS), informou a empresa que financiou o estudo. O pesquisador da empresa, Jun Fuchimoto disse:

— O vírus RS pode causar pneumonia grave e dificuldades de respiração em bebês, mas nenhuma vacina está disponível para contê-lo no momento. O vírus tende a se espalhar no inverno e pode causar sintomas parecidos com um resfriado em adultos.

Fuchimoto disse que a quantidade de humulona presente na cerveja é tão pequena que uma pessoa teria que beber cerca de 30 latas, de 350 ml cada, para que tenha o efeito de um antiviral.

— Estamos estudando agora se é possível aplicar humulona na comida ou em produtos não alcoólicos. O maior desafio vai ser o gosto amargo, que as crianças não gostam. O estudo também descobriu que a humulona alivia a inflamação causada pela infecção do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo