NEWS

Líder quilombola, Bernadete Pacífico, é assassinada dentro de terreiro

A vítima é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Mãe Bernadete, líder quilombola e yalorixá, foi assassinada, em Pitanga dos Palmares, que fica na BA-093, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

Conforme uma fonte ao Informe Baiano, na noite desta quinta-feira (17), por volta das 20h, dois bandidos fortemente armados invadiram a comunidade e fizeram quatro pessoas reféns, entre elas os netos da vítima. Em seguida, disparam vários tiros no rosto de Maria Bernadete Pacífico.

Bernadete é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017. O crime ainda não foi elucidado.

As comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho são ameaçadas constantemente por grupos ligados à especulação imobiliária, interessados em ocupar os territórios. O Quilombo Pitanga dos Palmares, liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares, reconhecidos em 2017 pelo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comunidade já foi certificada pela Fundação Palmares, mas o processo de titulação do quilombo ainda não foi concluído.

Nota da SSP

Artigos relacionados

A Secretaria da Segurança Pública repudia o homicídio da liderança quilombola Bernadete Pacífico, se solidariza à família e informa que as polícias Militar, Civil e Técnica, após tomarem conhecimento do fato, iniciaram de imediato as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime. Informações preliminares indicam que dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel da vítima, na cidade de Simões Filho, e efetuaram disparos com arma de fogo. Detalhes sobre a dupla de homicidas podem ser enviados, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios