INMET emite alerta laranja para 90% do estado da Bahia
Chuva chegou a Bahia, acompanhada de vento forte, raios, trovões e granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), renovou os alertas meteorológicos da Bahia, nesta quarta-feira (20). 90% do território do estado está com aviso na cor laranja (perigo).
A chuva deve prosseguir hoje, com raios, trovões e ventos intensos. Somente uma parte do nordeste baiano, nas divisas com Pernambuco e Sergipe, foram colocado em aviso amarelo.
INMET publica aviso iniciando em: 20/12/2023 10:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ontem, o INMET já havia colocado todo o estado em alertas amarelo e laranjas, (perigo, grande perigo e temporal). Em Ilhéus, choveu em média 80mm nas últimas 24h, em Amargosa 21mm.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A chuva vai seguir afetando o centro sul, nordeste baiano, centro norte, sul Baiano, Salvador e Região Metropolitana, extremo oeste, Vale São-Franciscano da Bahia, Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Chapada Diamantina.
Chuva é provocada por corredor de umidade
Há pelo menos dez dias, a meteorologia já alertava para o risco de chuva forte no estado da Bahia, fruto de um corredor de umidade, associada a circulação atmosférica e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) acompanhado de um Sistema Frontal (SF), no Oceano Atlântico, na altura do sul da Bahia.
Chuva com granizo e ventania
No fim da manhã de terça-feira, a região sudoeste da Bahia, cidade como Vitória da Conquista e Jequié registraram ventania, a poeira chegou a comprometer a circulação de veículos na rodovia Santos Dumont – BR-116, em Ipiaú casas foram destalhadas e árvores arrancadas, uma escola chegou a ser atingida.
Em Jacobina, Ilhéus, Mata de São João e Laje, moradores relataram queda de granizo, fenômeno que tem se tornado cada vez mais frequente no Nordeste.
Por que chove granizo após dias muitos quentes
Conforme o Uol Escola, a chuva de granizo é um fenômeno atmosférico que ocorre quando as gotas de água em nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera se solidificam, formando pedras de gelo. Esse tipo de chuva é provocado por um tipo de nuvem chamada cumulonimbus, que ocorre prioritariamente em zonas equatoriais e se situa em altas altitudes, condição que facilita o congelamento devido à baixa temperatura atmosférica. As chuvas de granizo variam conforme a sua intensidade e durabilidade.
Ondas de Calor
Nos últimos dias, mais uma onda de calor foi registrada, vários municípios registraram temperaturas acima dos 40 graus, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, onde os termômetros marcada 41º.
Até quando vai chover
Conforme a meteorologia, os temporais devem prosseguir até sexta-feira (22), posteriormente o Sol volta a brilhar e consequentemente as temperaturas voltam a subir, marcando início do verão.