Cotidiano

Gravação mostra procuradores da Operação Lava Jato tentando induzir depoimento

Gravação mostra jardineiro sendo ameaçado.

Gravacao-mostra-procuradores-da-operacao-lava-jato-tentando-induzir-depoimento
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato foram flagrados tentando induzir o depoimento de um investigado na Operação Lava Jato. Em gravações obtidas pelo portal Consultor Jurídico, um homem com o nome de Edivaldo Pereira Vieira, que presta serviços de eletricista, pintor e jardinagem em casas e sítios, é intimado pelos procuradores a falar sobre um suposto trabalho realizado no sítio Santa Bárbara usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o investigado negar que tenha realizado os serviços, ele chegou a ser ameaçado. “Se o senhor disser isso, eu apresento documentos, e aí vai ficar ruim pro senhor”, diz um dos procuradores.
Edivaldo aparece na longa lista de acusados que consta no mandado de busca e apreensão assinado pelo juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no âmbito da 24ª etapa da Lava Jato, que investiga se o ex-presidente Lula é o dono de sítio em Atibaia.
Ele nega conhecer um dos donos do imóvel, o empresário Jonas Suassuna. No entanto, o procurador continua a pressioná-lo. “É a primeira vez, o senhor nos conheceu agora, e eventualmente talvez a gente chame o senhor pra depor oficialmente, tá? Aí, é, dependendo da circunstância nós vamos tomar o compromisso do senhor, né, de dizer a verdade, aí o senhor que sabe”, afirmou. A conversa foi gravada pelo filho do interrogado, um trabalhador da região de Atibaia. Ainda de acordo com o Conjur, os procuradores do Ministério Público Federal são Athayde Ribeiro Costa, Roberson Henrique Pozzobon, Januário Paludo e Júlio Noronha. A ameaça feita contra testemunhas, com intuito de influenciar o resultado de uma investigação criminal, é considerada crime, previsto no artigo 344 do Código Penal, de coação no curso do processo. Metro1 Ouça as gravações:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios