Cotidiano

Gestante tem útero perfurado por “chute de bebê”

Chinesa passou por cesárea de emergência após útero se romper.

chute
Reprodução: Weixin

Toda gestante fica estonteante quando o chute do bebe acontece, mas um caso registrado na China, quase leva a morte uma mulher grávida de oito meses.

Grávida de 35 semanas, a gestação da chinesa identificada por Zhang, passou por um grande susto, ela acordou no último dia 2, sentido dores abdominais, com a pressão sanguínea, respiração e pulsação alteradas. Rapidamente os médicos do Hospital da Universidade de Pequim, em Shenzhen suspeitaram da possibilidade de ruptura do útero, suspeita que foi confirmada através de ultrassonografia. Uma das pernas do bebê estava do lado de fora do órgão, o que levou a equipe médica a cogitar a possibilidade de ruptura por um chute.

O caso se tornou público após o próprio hospital compartilhar a história numa rede social. O rompimento do órgão passou a oferecer risco de morte a mãe e ao bebê, ela enfrentava uma forte hemorragia, e mesmo antes do resultado do exame Zhang já estava na sala de cirurgia realizando uma cesariana de emergência, considerado procedimento de risco nesse caso. Mas tudo terminou bem.

Segundo o histórico médico da paciente, em 2016,  Zhang tinha enfrentado uma cirurgia para retirada de mioma uterino e segundo os médicos, as cicatrizes podem ter facilitado a ruptura. O caso é considerado raro e somente acontece em 0,07% das gestações.

Em entrevista ao site Live Science, o obstetra Michael Cackovic, da Universidade Estadual de Ohio, explicou que cirurgias anteriores, como a cesariana, ou de retirada de miomas, deixam cicatrizes que se afinam com o crescimento do órgão durante a gestação. Em alguns casos, a parede fica “tão fina que é possível ver o bebê”. E esse afinamento pode provocar a ruptura. O obstetra porém não acredita que um chute possa ter causado  o rompimento, “— Mas certamente é possível que um chute possa ter sido o último impulso para atravessar essa camada (mais fina do útero).” Disse ele.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios