GeralCOVID-19

Funerária de BH recebe 73 corpos em 72 horas: ‘nunca vi algo assim’, governo atesta não ser COVID-19

Apesar de ainda não haver nenhuma morte confirmada por coronavírus em Minas Gerais, uma funerária de Belo Horizonte recebeu 73 cadáveres entre sexta-feira (20) e domingo (22), sendo que desses, 23 apresentavam sintomas de Covid-19

Segundo o site Correio Braziliense, os mortos tinham problemas respiratórios graves como “insuficiência respiratória aguda”, “pneumonia crônica” e “pneumonia aspirativa”, sintomas comuns ao pacientes mais afetados pelo novo coronavírus

A constatação do número de corpos acima da média surgiu a partir de um boletim de ocorrência policial, que mostra que policiais receberam uma denúncia anônima de que a funerária havia recebido 41 corpos em 48 horas.

A denúncia falava em aglomeração de pessoas no local. Ao chegar na funerária, os policiais confirmaram a informação, e em contato com o gerente do estabelecimento, Sérgio José da Silva, 56 anos, receberam as informações sobre os demais corpos.

Em conversa com o Correio Braziliense, o gerente confirmou que o local nunca recebeu essa quantidade de corpos em tão pouco tempo. Ele diz ser um fato atípico em 30 anos de carreira.

“Sim, recebemos muitos corpos desde sexta. Dobrou (a quantidade) por conta das mortes por insuficiência respiratória”, declarou o funcionário.

De acordo com informações do boletim, dos 23 corpos, apenas um tinha como causa da morte (extraoficialmente, já que o governo local ainda não confirma vítimas fatais) a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Não houve cerimônia fúnebre durante o enterro. Os demais passaram por procedimentos comuns e antes do sepultamento foram levados para despedida dos familiares. 

Governador descarta novo coronavírus como causa da morte.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) descartou que a hipótese de uma funerária em Belo Horizonte tenha recebido diversos corpos de pessoas que teriam morrido em decorrência do novo coronavírus. — Muitas pessoas que acabam morrendo de insuficiência respiratória são vítimas de infarto, AVC, enfisema pulmonar, pneumonia, dentre outras doenças. Alguém pegou um dado e vazou como se algo que não está acontecendo, estivesse acontecendo. 

O secretária de saúde do estado Carlos Amaral argumentou no Twitter que Minas não tem caso de morte por COVID-19. Editado por Mídia Bahia com informações do Jornal Correio 24h e R7.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios