Cotidiano

FGTS: Saiba como consultar seu saldo por canais digitais

Divulgação

Com o anúncio das novas modalidades de retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Governo liberou saques tanto em contas ativas como inativas. Com a medida, espera-se um aquecimento da economia, já que o montante liberado chega a R$ 30 bilhões. As retiradas começarão a ser liberadas em setembro. Abaixo, saiba como é possível consultar de forma prática seu saldo apenas com a ajuda de um celular.

Pelo site

Primeiro, entre no site do FGTS (www.fgts.gov.br). Para acessar, é necessário utilizar o número do NIS (PIS/PASEP), CPF ou e-mail, além de uma senha. Se você ainda não tem nenhuma senha cadastrada, é possível fazer uma clicando em “cadastrar”, ou usar a senha do Cartão Cidadão. Uma vez dentro do sistema, basta ir em FGTS e depois em Extrato.

Pelo aplicativo

O mesmo procedimento também pode ser feito por meio de um aplicativo para smartphone, disponível para Android e iOS. Neste caso, o passo a passo é praticamente o mesmo. Depois de aceitar o termo de condições de uso do app, entre com o número do NIS/PIS, preencha o formulário e crie uma senha para acessar o sistema posteriormente. Em seguida, é só encontrar a opção de consulta de saldo, assim como foi feito pelo site.

Por SMS

Quer forma mais fácil do que consultar o saldo por meio de uma mensagem no celular? Para tanto, será necessário fazer um cadastro no site do FGTS. Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. Com a adesão, o cliente deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa, mas continua recebendo o extrato anual.

Mesmo com todas essas facilidades, por algum motivo pode ser que seja necessário fazer a consulta desse saldo de forma presencial. Se este for o seu caso, basta se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou ir a um posto de atendimento e fazer a consulta usando o Cartão Cidadão, além de saber a senha do cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo