Geral

Faltam medicamentos da atenção básica nas unidades de saúde de Mutuípe

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Foi denunciado na segunda feira (22) pelo repórter Lukas Alves a falta de medicamentos nas unidades de saúde de Mutuípe. Segundo ele morados não estão encontrado os remédios da atenção básica.

Em contato com a secretária de saúde da cidade a enfermeira Viviane Andrade  confirmou essa deficiência do município e justificou que as unidades de PSF e USF estão sem esses medicamentos por causa do Governo do Estado que é o responsável pela aquisição dos medicamentos e que em contato com os responsáveis na SESAB, ela foi informada que o laboratório ganhador da licitação está tendo dificuldade em encontrar matéria prima para a fabricação das drogas isso tem dificultado os repasses do medicamento para atender a população, mais que esse problema será resolvido o mais rápido possível e segundo ela esses problemas estão acontecendo em outros municípios.

Desde outubro de 2012 medicamentos para controle do diabetes, hipertensão e colesterol estão faltando nas unidades de Mutuípe.

Na cidade existe a Farmácia Popular mais os idosos principalmente, que estavam acostumados a receber o medicamento na própria unidade de saúde estão sendo prejudicados.

A saúde de Mutuípe tem enfrentado diversos problemas, faltam médicos, nomeação de  funcionários para funcionamento pleno do Saúde Bucal do Bairro da Cajazeira e agora medicamentos.

Esses medicamentos são garantidos pelo Ministério da Saúde confira abaixo o trecho recortado do site: portal.saúde.gov.br,

Farmácia Básica

Estados e municípios podem utilizar esta lista como base, mas também têm autonomia para ampliá-la. Os medicamentos da atenção básica constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), lista com os medicamentos que tratam as doenças que mais acometem a população brasileira. O Ministério da Saúde realiza o repasse da verba mensalmente para estados e municípios comprarem esses medicamentos. A distribuição desses medicamentos é responsabilidade dos estados e municípios.

 

Lista – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename)
Acesso – Para ter acesso a um medicamento da atenção básica, o paciente precisa ser atendido em uma unidade básica de saúde ou hospital do Sistema Único de Saúde e ter uma prescrição do médico. Estes produtos estão disponíveis nas farmácias do SUS gratuitamente para o paciente.
Se o medicamento da atenção básica está em falta na farmácia – o paciente deve buscar a secretaria de saúde do seu estado ou município para fazer a solicitação. Apenas insulinas e contraceptivos estão sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, pois a compra desses produtos é feita por esta instituição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo