Fato ou Boato?GeralMutuípe

Falso boletim epidemiológico de Mutuípe circula nas redes sociais

Um boletim epidemiológico fake, informando 22 casos confirmados de novo coronavírus em Mutuípe está circulando nas redes sociais, a ação criminosa tem sido repudiada por diversas pessoas nas redes socais.

Mutuípe viu em 10 dias, o número de casos positivos saltar de 1 para 14 confirmações, porém pessoas interessadas em criar pânico social no delicado momento da pandemia, ficam aumentando os dados oficiais rotineiramente.

Publicar fake news é crime!

De acordo com a nova lei aprovada pelos deputados, a criação e disseminação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será punida com multa, que varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. Isso vale para os responsáveis por elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de fake news. Os valores da multa serão usados no combate à pandemia. As denúncias poderão ser encaminhadas ao Ministério Público da Bahia e os responsáveis poderão responder, além das ações indenizatórias, pelo crime de criação e compartilhamento de calúnias e mentiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar