Esportes

Em briga com governo e liga, federação espanhola anuncia suspensão do futebol no país

REAL MADRID X ATLETICO DE MADRIDA Real Federação Espanhola de futebol anunciou que suspenderá todas as atividades relacionadas ao esporte no país por conta de uma desavença com o governo local, que tenta implementar um projeto de lei que modifica a distribuição de receitas da venda dos direitos de TV para os clubes. Entretanto, a Liga Espanhola (LFP), que administra as duas primeiras divisões locais, é a favor das mudanças propostas e já entrou na Justiça para manter a competição em atividade.
Ao contrário do que acontece no futebol inglês, onde os direitos são divididos por conta da posição na classificação geral da última edição, o futebol espanhol tem uma concentração maior da renda entre Barcelona e Real Madrid em relação aos outros clubes do torneio, o que acaba dificultando a quebra da hegemonia das duas potências no cenário nacional. Dessa maneira, o país da Peninsula Ibérica se assemelha ao Brasil, onde as cotas são divididas entre os clubes sem contar como referência a última classificação do Brasileirão.
Recentemente, por pedido dos próprios Barça, Real e da Liga Espanhola perante o governo espanhol, as mudanças passaram a  ser discutidas com maior intensidade e seriam implementadas para a próxima temporada. Entretanto, a federação local interveio e ameaça levar o caso a Fifa, que pode suspender a seleção local de torneios realizados pela entidade e pela Uefa.

Edimário Duplat

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios