NEWS

Doença do pombo mata mulher em Feira de Santana

Doença é causada pela fezes de pombos.

Nádia Santos da Bôa Morte, de 55 anos, morreu após contrair a doença do pombo, em Feira de Santana. A vítima estava internada no Hospital Geral Clériston Andrade. De acordo com informações do Acorda Cidade, a patologia causou insuficiência respiratória aguda, choque séptico, sepse, meningite e Hipertensão Arterial.

“No início, os sintomas eram dores de cabeça fortes. Levamos ela na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) umas quatro vezes, aí na quarta vez conseguimos a regulação para o Clériston Andrade. Lá ao fazer os exames, eles tiraram um líquido da coluna e constataram que foi uma bactéria que se alojou no cérebro, transmitida pelas fezes do pombo”, contou o marido Reginaldo de Jesus Santos.

No final do mês de setembro de 2022, as doenças de cabeça de Nádia, eram constantes.

Doença do pombo
Hospital Geral Cleriston Andrade em Feira de Santana.

“Às vezes ela gritava colocando a mão na cabeça, gritando de dor. Ela tomava vários medicamentos, chegou a tomar até morfina”, finalizou Reginaldo.

O primeiro diagnóstico para as dores de cabeça teria sido enxaqueca. Na ida para o Hospital HGCA, houve uma melhora no quadro clínico, possibilitando a volta para a enfermaria, porém o quadro se agravou, sendo necessário voltar para Unidade de Terapia Intensiva – UTI, resultado no óbito.

Doença do Pombo
Fezes de pombos podem causar doenças e levar a morte. Reprodução Tua Saúde.

O que é a doença do pombo?

Segundo o site Tua Saúde, criptococose, popularmente conhecida como doença do pombo é causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, comumente encontrado nas fezes desses animais. Pode ser encontrado também em frutas, solos, cereais e árvores.

É uma doença oportunista, que aproveita-se de alterações no sistema imunológico, acontecendo com mais frequência em pessoas que desenvolveram AIDS.

O fungo ataca inicialmente o pulmão, posteriormente o sistema nervoso, levando ao desenvolvimento de meningite por Cryptococcus neoformans. Quando não tratada devidamente acaba resultando em óbito.

O tratamento é feito por meio do uso de antifúngicos.

Doença do pombo

Sintomas da doença do pombo.

  • Nódulos pulmonares;
  • Dor no peito;
  • Rigidez na nuca;
  • Suores noturnos;
  • Confusão mental;
  • Meningite;
  • Dor de cabeça;
  • Febre baixa;
  • Fraqueza;
  • Alterações visuais.

Prevenção.

A prevenção a doença do pombo, é feita por meio do controle de pombos, evitar o contato com esses animais, e em caso de necessidade de trabalhar com ele, fazer uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual, (luva, máscara), evitar alimenta esses animais para não seguir atraindo-os ao local e levar as fezes com água sanitária, ou cloro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios