Geral

Dicas De Como Limpar Seu Liquidificador

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais utilizados em uma cozinha. Com ele, é possível fazer sucos, vitaminas, massas, dentre inúmeras receitas. 

Mas depois de usar o liquidificador, você sabe como limpá-lo? Pode parecer algo simples, mas existem técnicas e dicas que você pode seguir, tornando a limpeza do seu liquidificador muito mais eficiente e simples. 

É importante sempre guardar seu liquidificador limpo, pois nada mais desanimador do que você pensar naquela receita especial e encontrar o liquidificador sujo. Portanto, sempre que usá-lo, lave bem todas as peças (com as dicas que daremos aqui) e guarde o liquidificador montado e seco. 

Dessa forma, menos pó acumulará entre as peças. 

1 – Limpeza Do Jarro 

Se o jarro do seu liquidificador for de vidro, você pode coloca-lo para lavar em lava-louças, afinal o vidro resiste bem à água quente. 

Já se o jarro for de plástico ou acrílico, nem sempre ele é resistente à agua quente, que pode inclusive fazer pequenas trincas na superfície. Portanto, tome cuidado. 

A primeira atitude que você pode ter é colocar água, algumas gotas de detergente e apertar o botão “pulsar” três vezes. Isso fará que o jarro já fique bem limpo por dentro. Em seguida, só enxaguar. 

Se o jarro está guardado há muito tempo e está com cheiro de comida, você pode ter a mesma atitude, porém colocando água, suco de meio limão e, novamente, apertar o botão “Pulsar”. 

Se o odor permanecer, deixe a mistura de água com limão de um dia para o outro e em seguida, lave com água de sabão e enxague bem.

Uma alternativa é usar água sanitária, mas tome cuidado com a proporção: use apenas uma colher de água sanitária para um litro de água no jarro. Deixe de molho por algumas horas e em seguida, lave com água e sabão e enxague abundantemente. 

Outra opção é colocar uma xícara de vinagre com uma colher de bicarbonato de sódio e algumas poucas gotas de detergente. Mais uma vez, aperte o botão “Pulsar” e deixe de molho de um dia para o outro. 

Em seguida, lave com água e sabão e enxague bem. 

Depois de lavar, deixe secar bem o jarro antes de guardá-lo. 

2 – Limpeza Dos Botões E Do Corpo

A base com os botões também tem que ser limpa. Mas nada de jogar água nesse local. A limpeza dessa região pode ser feita com um pano úmido ou uma escovinha. 

Já a base do liquidificador, também chamada de corpo, pode ser limpa utilizando um pano úmido. O uso de produtos químicos deve ser considerado com moderação, pois pode afetar a superfície do material com o qual o corpo do liquidificador é feito. 

3 – Anel De Vedação 

O anel de vedação também precisa ser limpo. Se antes de guarda-lo você sentir que a borracha está muito ressecada, você pode usar um pouco de azeite de oliva para “hidratar” o anel. 

4 – Lâminas 

As lâminas são a parte ativa do liquidificador. Sua limpeza deve ser feita com água e sabão. 

Se você sentir que as lâminas estão perdendo o corte, para afiá-las, basta colocar no copo casca de ovos ou gelo e botar o liquidificador para funcionar por alguns segundos. Isso será suficiente para afiar as lâminas. 

Conclusão 

A limpeza do liquidificador não é difícil e deve ser feita sempre que o eletrodoméstico for utilizado. 

Utilizando o botão “Pulsar” é possível limpar o liquidificador de modo simples e fácil. 

Lembre-se sempre de enxaguar bem e deixar secar totalmente o jarro antes de montar o liquidificador. 

Com esses poucos cuidados, seu liquidificador vai durar bastante e estará sempre pronto para você utilizá-lo no preparo das mais variadas receitas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo