Política

Da fusão entre DEM e PTB pode nascer o 3º maior partido, diz Neto

ACM NETO - DEDO EM RISTECom pretensão de ser a terceira maior bancada da Câmara Federal, PTB e DEM devem se fundir ainda no primeiro semestre deste ano. Na Bahia, o processo está sendo conduzido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo vice-presidente do PTB, deputado federal Benito Gama. As conversas entre as duas siglas começaram no ano passado, logo após o fim das eleições gerais.

Segundo ACM Neto, a fusão é uma forma de fortalecer o DEM – sigla que a cada eleição vem diminuindo de tamanho. Com o processo e participação de todos os parlamentares envolvidos, estima-se que a nova ‘bancada’ chegue a 50 assentos.  Isso porque o Congresso Nacional aprovou na semana passada uma regra que permite que a partir da fusão novos parlamentares entrem no partido.

“Sou a favor da fusão e venho trabalhando para isso desde o ano passado. Dos 27 estados, em 20 já está tudo acertado. Em sete, temos conversado e as coisas estão avançando. Desde a semana passada equipes dos dois partidos estão trabalhando para que alguns problemas sejam superados”, disse neto.

Segundo Neto, em alguns estados DEM e PTB são adversários. “Estamos nos esforçando, talvez em algum estado a gente tenha mais dificuldade”, frisou.

O partido que surgirá com a fusão do DEM e PTB terá posicionamento independente. Entretanto, ACM neto descarta que mudará a sua postura diante do governo federal, que é do PT. “Não mudarei minha posição. Sou e continuarei sendo oposição”.

Pensando nas eleições de 2018, o partido deverá seguir um dos dois caminhos postos: ter candidatura própria à presidência da República ou apoiar outra candidatura que não seja do PT, como fez questão de frisar ACM Neto.

Bocão news

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios