Cotidiano

Como melhorar a reputação e imagem da sua empresa na era digital

Em tempos de redes sociais e opinião pública em alta, a preocupação com a imagem e a reputação de uma empresa ou marca nunca se fez tão importante como nos dias atuais.

Os esforços de marketing e comunicação estão aí para provar que a construção de uma boa reputação é o melhor caminho para se consolidar no mercado.

Não é a toa que a Publicidade e a Propaganda existem, pois gerar boa imagem é um dos objetivos, se não o maior propósito da área publicitária como um todo.

Neste post nós elaboramos algumas informações básicas de como você pode melhorar a imagem e manter a reputação positiva da sua marca ou empresa. Acompanhe!

Reputação empresarial é coisa séria

Engana-se quem pensa que a gestão da reputação é algo apenas para grandes corporações ou marcas renomadas. Toda empresa que interage com o seu público precisa saber como agir em situações onde sua imagem está exposta.

A internet ampliou a voz dos consumidores, principalmente com o surgimento das mídias sociais, pois um deslize qualquer pode se tornar viral nos perfis dos clientes mais revoltados.

Prova disso são sites como o Reclame Aqui que há anos expõe a reputação de várias empresas com base nas reclamações dos clientes e usuários.

Reputação como ferramenta de vendas

Ainda tomando o Reclame Aqui como exemplo, muitos usuários pesquisam a reputação de determinadas empresas antes de comprar seus produtos ou contratarem seus serviços.

Portanto, pode não parecer, mas uma má reputação impacta significativamente as vendas de uma empresa e dependendo do caso, pode ser o pivô da sua total falência.

Portanto, a reputação de uma empresa está atrelada intimamente ao seu sucesso no mercado. Porém, uma falha não corrigida em tempo pode ser o suficiente para destruir toda imagem criada com muito trabalho.

O que fazer para melhorar a reputação da sua empresa na internet

Muitos empreendedores ficam “perdidos” ou surpresos quando se deparam com uma reclamação em alguma mídia digital ou até mesmo em seus canais oficiais.

Isso é perfeitamente normal, afinal, ninguém espera ou deseja ter a sua marca associada a coisas negativas. No entanto, estar preparado para tais situações é um dever de quem quer “blindar” a reputação da sua empresa.

Por isso, se você quer saber mais sobre como proteger a imagem da sua empresa ou preservar a reputação da sua marca, veja as dicas que separamos.

Tenha um domínio registrado

Causar uma boa impressão é o primeiro passo para gerar uma boa imagem. E ao começar pelos canais digitais de uma empresa como sites e blogs, o registro de domínio se faz muito importante.

Além de gerar mais credibilidade, um nome de domínio ajuda a preservar a identidade e o reconhecimento de uma marca.

Por isso, a reputação online começa pelo seu domínio, pois pode não parecer, mas os clientes mais antenados e informados dão muito importância a este fator.

Preze pelo atendimento de qualidade

A qualidade no atendimento é outra questão importantíssima, tanto no universo online como no mundo offline, pois ela é o termômetro que muitos consumidores usam para avaliar a reputação de uma empresa.

Sendo assim, seja cortês com o consumidor em todos os canais e procure sempre resolver situações negativas ou desagradáveis antes daquilo se tornar uma “sangria desatada”.

Tenha em mente que um cliente mal atendido fará propaganda negativa para o máximo de pessoas possíveis. E isso para a reputação da sua empresa é péssimo.

Seja transparente

Caso tenha ocorrido alguma situação desagradável ou fora do comum, seja o mais transparente possível e mostre ao público todos os detalhes do ocorrido.

A transparência nas ações mostra que a empresa é proativa e tenta solucionar os problemas dos clientes. E dependendo, isso pode melhorar ainda mais a reputação.

Por outro lado, omitir informações ou ser negligente piora a reputação, pois a viralização de certas situações negativas pode ganhar proporções que fogem do controle da empresa.

Tenha um plano para gerenciar crises

Não espere uma crise de imagem e reputação para saber o poder que ela tem sobre a opinião popular. Um assunto ou situação mal resolvida pode gerar buzz negativo por muito tempo.

Por conta disso, é importante ter um plano de gestão de crises que servirá como mapa para lidar com situações típicas ou fora do comum.

Sendo assim, pense nos possíveis problemas que podem ocorrer em relação à atuação da empresa e principalmente nas soluções e ações que serão tomadas. Parece que não, mas uma hora acontece!

Cuidado com as redes sociais

Quando se fala em reputação online, não tem como não citar as redes sociais, pois geralmente são nesses canais que as crises de imagem e reputação se disseminam.

Frequentemente vemos diversos casos de empresas e marcas que se tornaram alvo da opinião pública. Isso ocorre devido algumas das suas ações ou posicionamentos referentes a diferentes temáticas sociais.

Por isso, tenha um plano bem estruturado para atuar em cada uma dessas mídias. A dica é sempre evitar tratar de temas que não estão relacionados com a empresa ou evitar assuntos polêmicos.

Conclusão

A reputação empresarial é algo que deve sempre ser levada em conta, principalmente nos dia de hoje em que as informações são disseminadas na velocidade de um clique.

Pode não parecer, mas às vezes um comentário em uma rede social é o suficiente para desencadear uma série de problemas para a imagem de uma marca.

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