Cotidiano

Como intensificar a hipertrofia sem impactar a saúde negativamente?

Suplementos devem ser usados com moderação e sob acompanhamento profissional, e não substituem alimentos da dieta

O ganho de massa muscular é um objetivo comum de quem busca uma estética fitness e de quem treina para fortalecer o corpo e ganhar qualidade de vida. Consumir suplementos como whey protein faz parte da rotina dos mais ativos na academia, otimizando os resultados em curto a médio prazo.

Entretanto, cada pessoa possui um metabolismo distinto, e saber o ritmo do próprio corpo é de extrema importância para garantir a hipertrofia de forma saudável. Uma pessoa que já teve vivência com treinos para aumento de massa muscular vai reagir de forma diferente a uma que está praticando essa atividade pela primeira vez.

Entenda como acontece o processo de ganho muscular no corpo, os cuidados para se ter na hora de realizar os treinos e como otimizar os resultados sem oferecer riscos à saúde.

hipertrofia
Reprodução FreePik

Hipertrofia: o que é e como funciona o ganho de massa muscular

Como a própria sonoridade da palavra já sugere, a hipertrofia é o aumento da massa muscular. Na prática, os músculos são estimulados por exercícios de força (o que estressa as fibras), e durante o processo de recuperação, elas se fortalecem. As proteínas são o principal nutriente responsável pela formação de novos tecidos saudáveis, e por isso a sua importância para quem busca hipertrofia muscular.

Diferença de exercícios aeróbicos e anaeróbicos

É importante destacarmos que as pessoas que possuem os músculos extremamente desenvolvidos e definidos investem muito esforço nisso. Uma pessoa pode ter alto volume de massa muscular, mas a quantidade de tecido adiposo vai influenciar não só na parte estética, como também no desempenho físico.

Quem tem como objetivo a hipertrofia muscular deve combinar diferentes tipos de treinos, sempre indicados por um profissional após avaliação física. Os grupos de exercícios são combinados, em maior ou menor quantidade, conforme o condicionamento e necessidades de cada pessoa.

● Exercícios aeróbicos: produzem energia para o corpo pelo consumo de oxigênio. São indicados para perda de peso, melhora na oxigenação do sangue e prevenção de doenças cardiovasculares. Exemplos são a caminhada, o ciclismo, a corrida, a natação, a dança e a ginástica.

● anaeróbicos: consomem carboidrato do organismo para produzir energia, mesmo após o término da execução. Musculação, natação e treino funcional são exemplos de atividades anaeróbicas para quem busca hipertrofia muscular.

Como acelerar o ganho de massa muscular de forma saudável

Atletas possuem uma rotina de treino normalmente diária, pois construíram um condicionamento físico ao longo do tempo. Se você pretende ganhar massa muscular, é importante saber que os resultados não são imediatos, e respeitar o tempo do seu organismo é fundamental para alcançar sua meta com saúde.

Rotina de treino adequada

A principal etapa para obter hipertrofia é praticar treinos específicos para este objetivo. Musculação e treinos funcionais são os mais comuns, pois trabalham grupos específicos de músculos, e variam a carga de intensidade para manter o crescimento.

Manter uma rotina de treino, respeitando o tempo de recuperação do corpo, e as instruções médicas ou de um profissional de educação física é fundamental. Alternar entre treinos de membros superiores e inferiores ajuda a distribuir os benefícios da hipertrofia pelo corpo, além de favorecer a regeneração no tempo certo.

Alimentação equilibrada

Para ganhar ou perder peso, realizar atividades físicas não basta. A alimentação tem um papel extremamente importante no processo de hipertrofia, e de preferência, recebendo acompanhamento de uma pessoa profissional de nutrição. Alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, carboidratos e, claro, a hidratação, garantem o aumento dos tecidos musculares saudáveis.

Suplementos alimentares sob indicação profissional

Cada vez mais populares por quem realiza diferentes tipos de treinos em academias ou centros esportivos, os suplementos devem ser consumidos sempre por indicação profissional. Para hipertrofia, eles ajudam a direcionar mais energia para o corpo durante o treino, favorecem a regeneração dos tecidos e aceleram os resultados.

A suplementação não substitui alimentos na dieta, devendo ser consumida em conjunto com as refeições, potencializando a ação dos nutrientes naturais. O tempo de uso de suplementos também deve respeitar o indicado por cada profissional, pois em excesso, esse tipo de produto pode oferecer riscos à saúde, resultando até mesmo em efeitos contrários ao objetivo do treino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios